08 abril 2018

Sindicato é da categoria e somente a ela pertence





Num debate com um membro de um sindicato há poucos dias tornei a identificar resquícios de gestões anteriores de empoderamento das entidades sindicais por um grupo de pessoas, a despeito da linha de ideias no lume da discussão o sindicalista muito conhecido disse que quando o associado precisa corre para ser atendido pelo sindicato. 



Resultado de imagem para meu precioso

Smeagol do Senhor do Anéis 




Mas o sindicato é mantido pela categoria, sua única financiadora e proprietária, não se pode 'pedir favor' do que lhe pertence. Diretores das entidades não fazem favor a associados, justamente por que não são únicos donos das entidades, errôneo pensar o contrário e se apoderar do maior instrumento de conquistas da classe trabalhadora, quando passa a servir interesses de um determinado grupo o resultado é a desvalorização da categoria, seu enfraquecimento perante a iniquidades enfrentadas no ambiente de trabalho. 

O escritor britânico J. R. R. Tolkien alertava sobre as potencializações do poder aflorando as  ambições mais latentes na saga "Senhor dos Anéis"

Bizarrices sem pé e cabeça. Um artigo publicado na homepage doutra entidade  nesta semana, comparava a ida de associados a assembleia sindical com o golpe militar de 64, repense e conheça a história brasileira, não respeitar o estatuto e estar acima dele usando a página com a finalidade subjetiva são esteriótipos dos tais aplicadores do golpe e não de quem o sofreu. Decidir se pode ou não concorrer é competência da comissão eleitoral. 

O direito de pensamento e liberdade de expressão são garantias constitucionais, obrigar um pensamento singular para tolher críticas produtivas é colocar uma venda nos olhos da categoria para fingir na internet que vivemos um mundo perfeito e que as dificuldades diárias enfrentadas é fruto da imaginação.  

A intenção não é encontrar culpados, mas simplesmente apontar as dificuldades e buscar soluções, aceitar de com alvitre quando um associado produz uma crítica produtiva no proposito de corrigir falhas e aprender com erros, persistir neles[erros] é idiotice ao quadrado. Nunca é tardio para mudar !


por Marcelo Augusto

2 comentários:

  1. Por onde anda os irmãos metralhas ex SIFUSPESP ?

    ResponderExcluir
  2. tentando a qualquer custo, tirar um dia de trabalho categoria em causa própria,ao invés de diminuir uma classe asp vII para VI, pois aumento não teremos......tres e meio não ~´e aumento.,

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.