19 setembro 2018

A SEGURANÇA DO CPP ?

Resultado de imagem para cpp de bauru
Rebelião no CPP de Bauru


As fugas são constantes nos CPP's - Centro de Progressão Penitenciária - somente nesta semana dois centros registraram resgaste de presos por grupos fortemente armados. Antes de dizer que é evasão, o agente ficar sob a mira de uma arma sentindo a vida por fio não é uma simples evasão, é resgaste de presos periculosos que pertencem a grupos organizados que vieram coercitivamente efetivar sua fuga. 

A população ao redor dos estabelecimentos prisionais relatam insegurança. Não é á toa, não há servidores que realizam a segurança armada para impedir fugas/evasões, o agente penitenciário não dispõe de meios necessários eficazes para coibi-las. Os presos estão no regime semi-aberto, nesse caso o modelo prisional não permite uma segurança mais ostensiva, diz os sindicatos em resposta a solicitação de implementar  AEVP's (agentes armados) nesses modelos ao governo.


Resultado de imagem para cpp de jardinopolis


Todavia a vida o agente é o bem mais valioso, é obrigação do Estado garantir sua integridade e a execução do serviço público. Os agentes correm riscos  no CPP's ? Não deveriam ter o porte de arma para preservar sua vidas ?  

Há Estados que portam, garantia da segurança dos agentes públicos.

No dia 25/02/2017 os presos destruíram e fugiram do CPP de Bauru, cenas dantescas televisionadas me cadeia nacional. No CPP de Jardinópolis fugiram mais de 200 presos no dia 29 de setembro de 2016, a unidade foi completamente danificada. Os agentes não sofreram agressões nas duas ocasiões. 

A revisão do modelo vigente é um pedido da população e sindicatos que representam os servidores prisionais, indubitavelmente a discussão pode levar ao esclarecimento da legislação e aperfeiçoamento os modelos atuais, propor mudanças na LEP que possam corrigir eventuais mudanças contemporâneas. 

9 comentários:

  1. Leis e políticas do sistema semi aberto precisam ser revistas urgente pois os criminosos sabendo que não existem aevps e segurança armada começaram a coibir os funcionários e as unidades de forma corriqueira já que são mais de um incidente. Fenaspen é Inteligências de segurança Públicas nos Estados precisam agir rapidamente. Primeiro passo é mudar as leis que regem os sistemas semi abertos que já se mostram ultrapassadas. Abraço Deus nos guarde sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. COMO ASSIM O AGENTE NÃO TRABALHA ARMADO ?
    OS PRESOS DE SP DIZEM QUE FICAM NO BANHO DE SOL O DIA INTEIRO ISSO É VDD PORQUE AQUI FICA DUAS HORAS IGUAL MANDA A LEP.

    USAMOS ARMAMENTO CALIBRE 40 NAS ATIVIDADES PRISIONAIS E CALIBRE 12 INTERNAMENTE PARA MOVIMENTAÇÕES. EM SP O QUE USAM ?

    AGEPEN MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CADA UM NO SEU QUADRADO, SE VC. TÁ QUERENDO APARECER, PAGAR DE MONSTRO, PROCURA OUTRO CANAL.

      Excluir
    2. É... MINAS SÓ TEM MONSTRO... CHUCK NORRIS...

      Excluir
    3. Como dizem os ASP daqui!! AQUI É SÓ NAS IDÉIAS!!! KKKK

      Excluir
    4. Procura tua turma... vc é velho conhecido. Sempre com o mesmo papinho em grupos e blogs. Vc é de Minas? Trabalha armado? Parabéns! Dai la embaixo ele escreve como anônimo "só nas idéias"... No dia que der uma merda gigante no teu estado por conta de agentes trabalharem armados dentro da unidade (segundo o monstro), serei o primeiro a te cobrar, imbecil!

      Excluir
    5. Ô idiota aí faz o trampo que os AEVP'S fazem aqui.

      Excluir
    6. Aqui em São Paulo é um absurdo, o agente fica exposto tanto dentro quanto fora da cadeia. E pra comprar uma arma e ter a funcional com porte é uma dificuldade e tudo custeado pelo agente penitenciário. Classe separada pra desvalorizar o agente! e ainda tem agente que fica co com raiva de um companheiro de outro estado por falar a realidade que seria o mínimo de suporte que teríamos que ter.
      Desse jeito não muda nada!!!!

      Excluir
  3. Nada, nada, nada, nada, depois falam q o governo daqui não corre com o crime !!!!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.