03 maio 2018

Agentes federais de execução penal paralisam atividades amanhã



Em Mato Grosso do Sul, o efetivo soma cerca de 240 agentes, que manterão apenas serviços essenciais


03 maio 2018 - 08h07Por Redação / Top Midia News

Os agentes federais de execução penal devem paralisar as atividades nesta sexta-feira (4) - Crédito: Divulgação



Os agentes federais de execução penal devem paralisar as atividades nesta sexta-feira (4), para chamar atenção para a crise na segurança pública e no âmbito penitenciário. Em Mato Grosso do Sul, o efetivo soma cerca de 240 agentes, que manterão apenas serviços essenciais, como escoltas médicas de emergência, entrega de alimentação, segurança das instalações e cumprimento de determinações judiciais.

O ato se repetirá nos dias 9 e 10 de maio e foi comunicado oficialmente ao Ministro de Estado da Segurança Pública. “Durante o último período as entidades sindicais representantes dos servidores do conjunto das unidades prisionais federais vêm buscando de forma infrutífera o diálogo com o MESP sem qualquer posicionamento por parte das autoridades às entidades sindicais”, diz o comunicado.

A carreira de agente federal de execução penal, do Departamento Penitenciário Nacional, compreende atualmente cerca de 1 mil servidores públicos federais, que prestam serviços importantes como guardar e custodiar os líderes de facções criminosas, que precisam de cuidados adicionais para não continuarem atuando de dentro do presídio.

Para a categoria, “o atual modelo de execução penal não cumpre os objetivos que lhe foram propostos, tais como efetivar as disposições da sentença e proporcionar as condições para a harmônica reintegração social da pessoa presa, ao descompasso, contribui objetivamente para o avanço de organizações criminosas que tem como origem o próprio sistema penitenciário”.

Atividades

Os agentes de execução penal são responsáveis por inspecionar e fiscalizar periodicamente os estabelecimentos e serviços penais; assistir tecnicamente as Unidades Federativas na implementação dos princípios e regras estabelecidos em Lei; colaborar, mediante convênios, na implantação de estabelecimentos e serviços penais; e coordenação e supervisão dos estabelecimentos penais e de internamento federais.

Eles devem ainda colaborar com a realização de cursos de formação de pessoal penitenciário e de ensino profissionalizante do condenado e do internado; estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de liberdade aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar; e a manutenção administrativa-financeira do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e a gestão do Fundo Penitenciário Nacional.


http://www.patrulhanews.com.br/geral/agentes-federais-de-execucao-penal-paralisam-atividades-amanha/1067862/

4 comentários:

  1. Se está ruim para eles, imagina para nós meros ASPs

    ResponderExcluir
  2. Pra você ver como são as coisas. Os caras trabalham em unidades em que não há superlotação, ganham bem (na verdade o justo!), e mesmo com efetivo maior do que em uma unidade de SP costuma ter (cerca de 150~180 funcionários), são unidos a ponto de paralisarem as atividades. Só aqui mesmo que a briga é contra o colega de profissão ou para conseguir uma mamata aqui e ali por uma diretoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vocês acham que a briga da categoria não reúne os estaduais?! vão estudar seus pregos, tenham propriedade no que fala seus corruptos. Antes de questionar o federal, batam no peito que nem se quer um celular entrou na unidae de vocês. O que buscamos é isso, seus pregos.

      Excluir
  3. Depen que ganha bem e tem pouco preso vai parar,agora na sap que tem super lotação ,salário desvalorizado a anos,estrutura ruim,sindicato que não serve para nada desvio de função as atividades continuam normalmente porque somos uma categoria desunida,o povo está acomodado na sap longe da família,lpt enganosa,salário ruim ,ale nunca chega,super lotação nos presidios,agressões constantes ,mas para o Agente penitenciário muitos está bom e nem se fala de greve porque quer agradar seus chefes,trabalhar no ar condicionado,desviar função no administrativo.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.