09 fevereiro 2020

1ª Penitenciária Feminina da Baixada deve ser inaugurada este ano


A primeira Penitenciária Feminina da Baixada Santista, instalada no Jardim Rio Branco, em São Vicente, deverá começar a funcionar ainda este ano e terá capacidade para 863 detentas. A informação foi obtida pelo Diário do Litoral junto à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

As instalações estão praticamente prontas e atualmente a SAP espera aprovação para implantar uma rede de esgoto na faixa da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. A penitenciária fica às margens desta rodovia, na Área Continental. O valor das obras, que foram iniciadas no final de 2015, chegou a R$ 53,3 milhões.

De acordo com a SAP, a unidade foi construída respeitando as particularidades e necessidades das mulheres, principalmente ligadas à saúde. "Já são seis unidades femininas do Plano de Expansão, desde 2011, inauguradas nesses moldes. Além da área de saúde específica para a mulher, elas dispõem de um setor destinado à amamentação, já sendo inauguradas com creche, biblioteca, playground onde as crianças brincam em dias de visita, pavilhão de trabalho, além de setores destinados à saúde e visita íntima", informa a pasta.

Das 863 vagas, 110 serão para o regime semiaberto, conforme antecipa a secretaria.

Atualmente, presas da Baixada Santista e Vale do Ribeira que já estão condenadas cumprem suas penas em unidades prisionais no interior paulista e na capital.

Detidas da Baixada e do Vale, que estão na condição de trânsito, ficam na cadeia feminina anexa ao 2º DP de São Vicente e na cadeia feminina de Sete Barras, no Vale do Ribeira.



Com a abertura da Penitenciária Feminina de São Vicente, a Cidade poderá ter uma população carcerária em torno de 6 mil pessoas, caso sejam mantidos os moldes de encarceramento das três unidades masculinas, que ficam no Samaritá, também na Área Continental.

Conforme dados da SAP referentes ao último dia 4, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente, com capacidade para 842 presos, tinha 2.013 encarcerados; a Penitenciária I, cuja capacidade é 1.257, tinha 1.587 e a Penitenciária II, que é para 1.066, conta com 1.584.

No início da construção da Penitenciária, em 2015, lideranças comunitárias de bairros da Área Continental de São Vicente realizaram ações diversas e articulações visando a interrupção da obra.

As lideranças argumentavam que a população da Área Continental seria prejudicada diante um total de quatro unidades prisionais na área, se somando ainda à unidade da Fundação Casa, e ainda questionavam se o terreno, entre duas áreas contaminadas (dos quilômetros 67 e 69), sob responsabilidade da Rhodia, também estaria contaminado por organoclorados, tais como pentaclorofenol (conhecido como pó da china), hexaclorobenzeno dentre outras substâncias altamente cancerígenas. Diversas reportagens do Diário do Litoral abordaram o tema naquele período.

Em inquérito civil concluído em agosto de 2016 o Ministério Público Estadual (MPE) entendeu que informações técnicas trazidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) afastaram qualquer possibilidade de contaminação da área da unidade prisional. O inquérito foi arquivado e houve a homologação do Conselho Superior do MPE.

Em nota, a Rhodia disse ao Diário que as áreas da empresa na Baixada são cercadas, vigiadas e monitoradas pela empresa, "sem provocar danos às pessoas ou ao meio ambiente". "Nesses locais, a empresa realiza projetos de recuperação ambiental aprovados e fiscalizados pelas autoridades relacionadas com o tema", afirma.

Os atos contra a instalação da Penitenciária Feminina prosseguiram até meados de 2018. Hoje, conforme relata ao Diário Francisco de Souza Pereira, o Bodinho, um dos integrantes do Comitê Interbairros do Distrito da Área Continental (Cidac), a implantação da nova penitenciária "foi superado", na medida do possível, e a principal preocupação da comunidade neste momento é a Ponte dos Barreiros.

Bodinho diz que o receio é de que com a vinda dessa quantidade de presas para a Penitenciária Feminina, além de familiares eventualmente para morar naquela região em virtude da proximidade, haja gargalos em setores como da saúde, da educação e até de abastecimento de água.

Ele cita ainda a possibilidade de eventuais problemas na rede de telefonia, devido ao bloqueio no trecho do presídio, que pode gerar reflexos nas imediações.

*Na edição impressa deste domingo (9), foi veiculada a informação de que a capacidade da penitenciária seria para 847 presas, pois este era o número informado pela SAP até a conclusão da edição.

7 comentários:

  1. Com a inauguração do presidio espero que haja chamadas dos concursados, vamos aguardar a boa vontade do nosso governador.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, tem alguma informação de Santa Cruz da Conceição?

    ResponderExcluir
  3. Precisando mesmo,aí chama a empresa terceirizada e resolve tudo.

    ResponderExcluir
  4. 11 de fevereiro, dejep nil...

    ResponderExcluir
  5. Dória cortou as dejep's? Tem unidade operando com 2 funças na portaria... se cortou, então contrata! Chama os remanescentes de 2014!
    Não somos burros de carga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somos burros de carga, mas enquanto não temos coragem de falar não pro chefe fica assim, puxa a carroça e não reclama.

      Excluir
    2. Tenho certeza que na ADM ta bombando de "guarda"..

      Excluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.