04 fevereiro 2020

SAP promove curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático Prisional


O objetivo foi capacitar agentes de segurança com técnicas de primeiros socorros para possíveis situações de crise nas unidades prisionais




Além de servidores paulistas, participaram do curso representantes dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais

3/02/20 | Caio Daniel - Coremetro

O Centro de Detenção Provisória “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra promoveu, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático Prisional. O apoio foi da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), que pertence à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Ao todo, 30 agentes de segurança de diferentes regiões do Estado de São Paulo participaram da ação, além de profissionais do Espírito Santo e Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O objetivo foi capacitar e atualizar os agentes penitenciários com técnicas de primeiros socorros ligadas ao ambiente carcerário e para possíveis situações emergenciais, como incêndios ou motins nos presídios. O treinamento seguiu os protocolos da atual legislação brasileira de primeiros socorros, que visa a redução de riscos e a preservação da integridade física de presos e funcionários.

Com uma carga horária de 40 horas, o curso foi dividido em três módulos: Prevenção e Combate a Incêndio, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) ao Traumatizado – que contou com procedimento de segurança para trabalhos em altura - e APH Tático.

Para o instrutor e coordenador do curso, Getúlio Álvaro, que é Agente de Segurança Penitenciária (ASP), é importante que os servidores estejam sempre capacitados para realizar técnicas de primeiros socorros. “Nesta ação, os agentes aprenderam como definir o mapeamento de risco da unidade prisional em situações de crise como em rebeliões, incêndios e em casos de captura de reféns”, explicou.

A ideia, de acordo com Álvaro, é replicar o treinamento para outras coordenadorias da SAP e montar equipes de socorristas para atuarem nas Células de Intervenção Rápida (CIRs) e nos Grupos de Intervenção Rápida (GIRs).

Reconhecendo Gente que Faz +

Paralelamente ao curso, na segunda edição do projeto de valorização do corpo funcional da Pasta, o chamado Reconhecendo Gente que Faz +, o servidor do CDP de Itapecerica da Serra recebeu um certificado pelo bom trabalho exercido na unidade, especialmente no setor de segurança e na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

A ação também premiou o trabalho que Álvaro realiza como bombeiro voluntário e palestrante de primeiros socorros aos estudantes da rede pública de ensino de Embu-Guaçu.

A cerimônia de premiação ocorreu em outubro de 2019, na sede da SAP, e contou com a presença do Secretário da pasta, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, que fez a entrega das medalhas.

Fonte: SAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.