07 março 2019

"Diretor do Depen contraria bancada da bala em projeto sobre bloqueadores de celulares


Para Fabiano Bordignon, a medida é cara e de difícil implementação. Para ele, o ideal é o maior rigor para impedir entrada dos aparelhos nas unidades prisionais

 | Albari Rosa    /    Gazeta do Povo
Brasília Kelli Kadanus  [05/03/2019]  [21h52] 
Albari Rosa / Gazeta do Povo


A Bancada da Bala pretende apresentar em breve um projeto de lei que obriga os estados a instalar bloqueadores de celular em todos os presídios no país. De acordo com o líder da bancada, deputado federal Capitão Augusto (PR-SP), o projeto já está pronto e os parlamentares vão avaliar se incluem a sugestão no pacote anticrime proposto pelo ministro Sergio Moro ou se apresentam um projeto de lei paralelo para tratar do tema. 


A proposta, porém, encontra resistência dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon, a medida é cara e de difícil implementação. “A principal barreira para entrada de celulares é o rigor no procedimento”, defende o diretor do Depen, órgão vinculado ao MJSP. 

Para Bordignon, outras medidas, mais simples, podem ajudar a impedir a comunicação de presos através dos celulares. O diretor do Depen lembra que nos presídios federais não há bloqueadores de celulares e, mesmo assim, os detentos não conseguem se comunicar com o mundo exterior. Uma das medidas sugeridas por Bordignon é a retirada de tomadas das celas. 

“Alguns estados já estão utilizando essa questão para tirar tomada das celas. O problema é que alguns estados mais quentes têm necessidade de ter ventilador na cela. Mas isso não quer dizer que tem que ter tomada. É possível você fazer pequenas reformas, deixando o ventilador funcionar, sem que o preso tenha acesso ao cabo de energia. Aí, se entra um celular, a bateria acaba em 24 horas e não vai ter como carregar”, explica o diretor. 


Responsabilidade 

Para Bordignon, a instalação de bloqueadores de celulares nos presídios só será efetiva se a responsabilidade pelos aparelhos ficar a cargo das operadoras de celular. “O ideal é que as próprias operadoras forneçam esses equipamentos. Algumas tentativas de contratação não deram certo porque a tecnologia muda muito, tem algumas penitenciárias muito próximas dos centros urbanos, aí você vai bloquear o celular, vai bloquear o celular de toda a região. Esse custo pode ser pulverizado, colocar alguns centavos na conta de todo mundo você consegue custear esse bloqueio de celulares”, sugere o diretor do Depen. 

Para ele, nesse caso não seria necessário sequer criar um projeto de lei para a instalação dos equipamentos. “Essa tentativa de a penitenciária contratar um sistema não tem dado certo, porque muda muito. O ideal é que as próprias operadoras desenvolvessem equipamentos e entregassem isso dentro de uma ideia de responsabilidade social”, completa. 

A ideia da Bancada da Bala, por outro lado, é justamente desobrigar as operadoras de celular a arcarem com a responsabilidade de instalar os bloqueadores. A Câmara já aprovou, em 2017, um projeto de lei que obrigava as operadoras a instalar os aparelhos, sob pena de multa de R$ 50 mil a R$ 1 milhão por unidade prisional onde a instalação não ocorresse. 

Segundo Capitão Augusto (PR-SP), a ideia é alterar esse projeto para que a responsabilidade passe a ser dos estados. “A gente vai ressuscitar o que já foi aprovado que repassava para as operadoras a obrigação de fazer os bloqueios. As operadoras têm medo, estavam sofrendo ameaças. Teve operadora que bloqueou e teve as lojas todas danificadas. Isso é uma obrigação do estado, não é das operadoras”, defende o deputado. 

Segundo o parlamentar, o projeto está pronto para ser protocolado na Câmara. A bancada aguarda apenas uma decisão sobre apensar o texto ao pacote anticrime ou apresentá-lo separadamente. 

“Vamos ver se não vai atrapalhar o pacote do Moro, porque se tiver muitas solicitações pode inchar demais e atrapalhar. Então talvez a gente deixe passar o pacote do Moro e depois a gente apresente isso”, explica o líder do grupo. 

Moro entregou seu pacote anticrime ao Congresso Nacional no dia 19 de fevereiro, ao lado do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). O ministro da Justiça espera uma tramitação paralela à Reforma da Previdência, que foi protocolada na Câmara um dia depois pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes."


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/diretor-do-depen-contraria-bancada-da-bala-em-projeto-sobre-bloqueadores-de-celulares-crrimqmrhyx29ytjrtg21qwh5/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

3 comentários:

  1. Os novos deputados tomarão posse na ALESP em 15.03.2019 e mudanças no estatuto dos funcionários públicos do estado de São Paulo acontecerão.
    Alguém duvida?

    ResponderExcluir
  2. Que governo bom e capaz! Vamos chegar em 2022 pagando 102% dos nossos salários em impostos e sem direito a nada, mas felizes pq o crime só aumentou 500.000% a cada mês!

    ResponderExcluir
  3. Mais alguns milhões gastos com contratação suspeita de empresas para instalar bloqueadores pela simples falta de coragem de tirar tomadas das celas. Essas atitudes de bancadas x ou y sempre com os mesmos interesses de onerar Estados e União com projetos aonde possam ser desviados mais alguns milhões em porcarias que em pouquíssimo tempo serão obsoletas.
    Somente interessados em faturar com contratos do tipo, ignorantes ou leigos podem apresentar ou concordar com um projeto tão ridículo.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.