07 maio 2020

Bolsonaro diz que vai vetar trecho da ajuda aos estados que libera reajuste salarial para servidores

Projeto previa congelamento de salários, mas deputados e senadores incluíram diversas categorias como exceções. Ministro da Economia quer congelamento até o fim de 2021.



Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília
07/05/2020 12h38 Atualizado há 56 minutos







O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (7) que vai vetar o trecho do projeto de ajuda aos estados que abre a possibilidade de reajuste salarial para diversas categorias de servidores públicos, mesmo em meio à pandemia do coronavírus.

A versão inicial do projeto previa que a ajuda financeira da União a estados e municípios tinha, entre as contrapartidas, o congelamento nos salários dos servidores. Durante a tramitação no Congresso, parlamentares incluíram no texto categorias que poderiam ter o reajuste. O projeto foi aprovado nesta quarta (6).

Antes de Bolsonaro afirmar que vai vetar o trecho, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia dito que sugeriria o veto.

"O que nós decidimos? Eu sigo a cartilha de Paulo Guedes na economia. E não é de maneira cega, não. É de maneira consciente e com razão. E se ele acha que deve ser vetado, esse dispositivo, assim será feito. Nós devemos salvar a economia, porque economia é vida", disse Bolsonaro.

Guedes defendeu que o funcionalismo público fique sem aumento salarial até dezembro de 2021. Para o ministro, a medida vai ajudar o país a atravessar a crise gerada pela pandemia do coronavírus.


"Eu estou sugerindo ao presidente da República que vete, que permita que essa contribuição do funcionalismo público seja dada, para o bem de todos nós", afirmou Guedes.


De acordo com o líder do governo na Câmara, deputado Victor Hugo (PSL-GO), Bolsonaro deu o aval para incluir no projeto as categorias que poderiam ter aumento salarial. Entre as categorias estão policiais e profissionais de saúde (veja a lista mais abaixo).


"Eu, deste plenário, liguei para o presidente da República e me certifiquei de que essa era a melhor solução. E o presidente, 22h de ontem [terça-feira] falou: Victor Hugo, faça dessa maneira e vamos acompanhar para privilegiar esses profissionais que estão efetivamente na ponta da linha. E assim aconteceu", afirmou o deputado na quarta (6).


De acordo com o projeto, os seguintes servidores poderão ter reajuste de salário:


funcionários públicos da área da saúde;
funcionários públicos da área de segurança;
militares das Forças Armadas;
servidores da Polícia Federal (PF);
servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
guardas municipais;
trabalhadores da educação pública como os professores;
agentes socioeducativos;
profissionais de limpeza urbana e de serviços funerários;
profissionais de assistência social;
servidores das carreiras periciais, como os peritos criminais.

G1

8 comentários:

  1. E esse rodízio para quem trabalha a noite, vai chegar a isenção?

    ResponderExcluir
  2. O projeto nao obriga os estados a darem reajuste, tem que ser muito injunuo (sendo bem educado) pra acreditar que viria aumento em Sp nunca teve vai ter agora?... justo agora?...pra cima da gente ?, falta de assunto é isso?

    ResponderExcluir
  3. É uma decepção atrás da outra...

    ResponderExcluir
  4. Congele os salários de juízes e deputados,seu pilantra!

    ResponderExcluir
  5. Está mais do que no hora do funcionalismo dar sua cotinha de contribuição ao combate do Covid-19.
    Por que somente a iniciativa privada em geral que tem que arcar com as consequencias??
    O Funcionalismo está recebendo em dia e ainda tem emprego garantido.
    Muito fácil.
    Tem que suspender o salário do funcionalismo durante 3 meses.
    Todos temos que colaborar para combater essa terrível pandemia que assola nosso país.
    Não é isso???
    Muito fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí vai sobrar mais dinheiro pra cambada fazerem o que querem de acordo com seu interesses! O tempo vai dizer o que ods políticos fizeram em prol da pandemia!

      Excluir
  6. não fez nada pra policia o cara igual Sr. Doriana pode ter certeza que os mesmo que votam no PSDB é Bolsonaro e Doriana

    ResponderExcluir
  7. Verba p reajuste no salario do tribunal de contas teve? Onde 5% deve representar uma fortuna diga-se de passagem.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.