03 maio 2020

Pandemia frusta servidores que assumirão vagas em novo CDP de Alvaro de Carvalho


02 de maio de 2020
por Carlos Rodrigues



Unidade prisional custou R$ 48,6 milhões e tem capacidade para 823 presos (Foto: Arquivo MN)

O Governo do Estado de São Paulo suspendeu a entrega do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho, na região de Marília, e não informa novo prazo para o início das operações. A unidade está pronta desde o ano passado. Servidores que moram na região, mas trabalham na grande São Paulo e em outras partes do Estado, aguardam com ansiedade.

O motivo é a pandemia do novo coronavírus. Em nota, o governo paulista informou que a “unidade prisional de Álvaro de Carvalho está inserida no Plano de Contingência da Secretaria da Administração Penitenciária e assim se manterá até a superação da grave crise de saúde pública instalada”.

A mesma crise de saúde impõe dificuldades para os funcionários do sistema que pediram transferência para a nova unidade e esperam o início de operações desde o início deste ano. A maioria dos servidores são de Marília e municípios próximos. Deixaram família aqui e precisam viajar constantemente.

“Não está tendo nem ônibus de Marília para cá. Estão sendo cortadas as linhas. A maioria mora longe da unidade onde trabalha e também está tendo dificuldades com transportes dentro da Capital. Tem gente ficando doente longe da família”, relatou ao Marília Notícia um agente que aguarda transferência.

O cancelamento da inauguração em março já havia pego de surpresa os servidores que serão transferidos. “Havia uma data definida. Muitos venderam móveis, encerraram contratos de aluguel, saíram das repúblicas e em cima da hora, a inauguração foi cancelada”, conta o agente, que prefere não se identificar.

Na época da primeira suspensão, a pasta alegou em resposta ao Marília Notícia, que “em razão das fortes chuvas na região, nos dias 9 e 10 de fevereiro, o início da operações foi suspenso”. A secretaria se comprometeu a fazer a entrega até o final deste semestre.

A SAP não confirmou ao site, mas servidores alegam que até poucas semanas (antes da pandemia) havia sinalização para 5 de maio, como nova data de inauguração prevista.

Sistema é lento

O CDP de Álvaro de Carvalho disponibilizará 823 vagas e custou cerca de R$ 48,6 milhões do Governo do Estado de São Paulo.

A unidade deveria ter sido concluída em setembro de 2018. Após o atraso nas obras, um cronograma divulgado pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) depois de reunião com a SAP previa a entrega do CDP de Álvaro de Carvalho para fevereiro de 2019, mas a unidade enfrentava contratempos burocráticos.

A entrega do CDP contribuirá diretamente para a redução dos presos provisórios, que aguardam julgamento, da Penitenciária de Marília.

8 comentários:

  1. poderiam aproveitar a quarentena pra transferir os servidores ne, aproveitar que nao esta tendo fórum, visitas, remoçoes.... tem unidade que vai sair 20 funcionarios, imaginem sair essa transferencia apos voltar a normalidade.... 8 dias de transito...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, está muito problemático esse problema. Muitos estão tendo até problemas com suas esposas, que por sua vez acham que nós não viemos embora porque não queremos. Esse governador está de tiração com os funcionários...e agora, essa ditadura branca.... só falta ele decretar a entrada em nossos lares para dividir os bens materiais e de consumo devido a pandemia para dividir com os pobres!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. É um problema bem problemático.

      Excluir
  3. Esse governo vai massacra o sistema penitenciário e nada de ministério público, AOB sindicatos ou câmara de deputados estaduais se posicionarem

    ResponderExcluir
  4. so quem esta nesta espera é que sabe a dificuldade que é

    ResponderExcluir
  5. esse governador doria nao esta nem ai pra servidor publico , ele quer é que morra tudo para entregar tudo para os empresarios engomados deles , essa novela nao acaba nunca seloco . toda vez uma situacao nova. em pensar que onde trabalho varios guardas votaram nele , e teve um que disse que ele iria ser o melhor governador do estado de sao paulo de todos tempos . esse deixa saudade do tucano alkimim

    ResponderExcluir
  6. Acordem, "...maldito homem que confia em outro homem..."

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.