31 maio 2020

Veja o que foi vetado na LCP 173/20

Portaria gera confusão e governo nega cobrança de acesso ao Diário ...
A lei complementar (LCP 173/20) foi publicada na edição desta quinta-feira (28/5) do Diário Oficial da União

Estados, DF e municípios afetados pela calamidade pública ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de conceder aumento, reajuste ou adequação de remuneração a servidores, empregados públicos e militares, exceto quando sentença judicial transitada em julgado ou decisão anterior determinar o contrário
Vetos
Bolsonaro vetou quatro pontos ao sancionar o projeto. As alterações foram feitas com base em conselhos dados pela equipe econômica do governo. O presidente já havia adiantado que iria retirar alguns pontos da lei. Assim, ficam vetados: 
  • § 6º do art. 4º: No exercício financeiro de 2020, a União ficará impedida de executar as garantias e contragarantias das dívidas decorrentes dos contratos referidos no caput deste artigo, desde que a renegociação tenha sido inviabilizada por culpa da instituição credora
  • § 1º do art. 9º: As prestações não pagas no vencimento originalmente previsto em virtude do disposto no caput terão seu vencimento, em parcelas mensais iguais e sucessivas, 30 (trinta) dias após o prazo inicialmente fixado para o término do prazo do refinanciamento.
  • § 6º do art. 8º: O disposto nos incisos I e IX do caput deste artigo não se aplica aos servidores públicos civis e militares mencionados nos arts. 142 e 144 da Constituição Federal, inclusive servidores das carreiras periciais, aos agentes socioeducativos, aos profissionais de limpeza urbana, de serviços funerários e de assistência social, aos trabalhadores da educação pública e aos profissionais de saúde da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, desde que diretamente envolvidos no combate à pandemia da Covid-19, e fica proibido o uso dos recursos da União transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos desta Lei Complementar, para concessão de aumento de remuneração de pessoal a qualquer título.
  • § 1º do art. 10: A suspensão prevista no caput deste artigo abrange todos os concursos públicos federais, estaduais, distritais e municipais, da administração direta ou indireta, já homologados.

Clique aquiaqui e aqui para ler as normativas
LCP 173/20
MP 973/20
Decreto 10.377/20


Matéria do Conjur

4 comentários:

  1. E a promocao AEVP 2019 que fechou dia 30 de novembro tbem ja era ou ainda esta valida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca sera policia penal tem medo de ladrão!

      Excluir
  2. Lembrando que ASP e AEVP não fazem parte do artigo 144 da CF, logo estaríamos fora do mesmo se não tivesse sido vetado.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.