03 maio 2020

Rebelião em presídio privatizado, projeto a ser iniciado em SP, termina com feridos, em Manaus


Secretaria afirma que não houve registro de mortes. Motim teve início por volta das 6h deste sábado (2) e durou cerca de cinco horas.



Por G1 AM

02/05/2020 16h26 Atualizado há 14 horas


Dezessete pessoas ficaram feridas durante a rebelião que aconteceu na manhã deste sábado (2) na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) em Manaus, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Sete agentes de ressocialização foram feitos reféns durante o motim. Entre os feridos, dez são agentes prisionais.


Em nota, a SSP-AM afirma que três agentes teriam se machucado ao pular das muralhas. Cinco presos e dois policiais militares tiveram ferimentos durante as negociações, que duraram aproximadamente cinco horas.


“Todos os reféns estão bem, alguns um pouco machucados porque estavam com estoques no pescoço. O objetivo dessa rebelião era fazer uma fuga, eles estavam cavando um túnel, o que não estavam conseguindo fazer no dia a dia. A tropa entrou, dominou a cadeia, ninguém ferido gravemente, só alguns policiais levaram pedradas e estão machucados”, esclareceu o secretário de segurança, coronel Louismar Bonates.



Detentos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na zona leste de Manaus, realizaram motim na manhã deste sábado (2) — Foto: Carolina Diniz/G1AM


Há mais de um mês, a Pastoral Carcerária Nacional enviou à Defensoria Pública do Amazonas e à Justiça do Estado um documento que listava diversas denúncias de violações de direitos de presos da Unidade Prisional do Puraquequara.


A operação para restabelecer a ordem na unidade contou com efetivos do Grupo de Intervenção Penitenciário e das tropas especializadas da Polícia Militar (Rocam, COE, Marte, CipCães), o Departamento de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança e o Corpo de Bombeiros.


Segundo o secretário de Administração Penitenciária, coronel Marcos Vinicius, a rebelião ocorreu após duas tentativas de fuga terem sido frustradas. Após o motim, as equipes policiais realizaram uma vistoria no local e encontraram o início de um túnel em uma das celas, informou a SSP.


“Existe uma necessidade de fuga, eles tentaram por duas vezes fazer túneis de fora para dentro, como eles viram que não tinha condições, porque a rotina lá dentro é muito forte, eles criaram todo esse pano de fundo para tentar criar uma distração e cavar o túnel de dentro para fora. O túnel está lá, já detectamos, tem escadas, tem tudo, e nós conseguimos impedir que eles conseguissem êxito”, disse coronel Marcos Vinicius.


Buraco dentro de cela foi encontrado em vistoria após rebelião na UPP, em Manaus, neste sábado (2) — Foto: Divulgação/SSP-AM


De acordo com a SSP, parte da unidade prisional foi destruída durante a rebelião. Houve depredação de grades, bebedouros, telhado e grades.


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que não descarta transferência de presos que organizaram o motim. Uma investigação será aberta para identificar os responsáveis. No momento, é realizada a contagem dos presos e revista dentro das celas.


...g1

Um comentário:

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.