25 maio 2020

Policiais penais gaúchos, que estiveram na FTIP do Pará, já estão de volta ao Estado


Policiais penais desembarcaram na madrugada dessa segunda-feira, 25, em Porto Alegre

25/05/2020 - 14h30min Ascom Seapen e Susepe



Foto: Seapen / Susepe / Divulgação


Um grupo de cinco agentes que integraram a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), em Belém, no Pará, retornou ao Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira, 25. Eles foram recebidos, no Aeroporto Salgado Filho, pelo coordenador da FTIP no RS, agente penitenciário Fábio Duarte, e pelos delegados das regiões penitenciárias onde estão lotados. Eles estavam no Norte do país desde 15 de agosto de 2019.

Todos atuaram, ao lado de outros agentes da Seapen e da Susepe, nas funções de coordenação dos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos, com apoio logístico e supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do Estado do Pará. Paulo Ricardo Belaguarda Acosta, Igor Ferreti Rodrigues, Valdoir de Deus dos Santos, Leonardo Borges de Castro e Hugo Anael Gomes Bicca chegaram juntos. Já a agente Ana Cláudia de Brites Siqueira, única mulher entre os servidores gaúchos que foram ao Pará, havia desembarcado semana passada, em vôo separado.

O policial penal José Roberto Ferreira Belaguarda, que também esteve no Pará, por nove meses, foi outro que retornou na semana passada, após um período de 12 dias hospitalizado, no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, para se tratar da Covid-19. Depois de receber alta, permaneceu mais quatro dias em isolamento, num hotel da Capital Federal. Apesar de o servidor já estar curado, para cumprir os protocolos de Saúde do Estado, permanecerá isolado, em sua residência, por mais 40 dias.

O secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, fez questão de registrar sua satisfação pelo retorno de todos com saúde, “após esta missão, que, por si só, já seria bastante árdua, e que, por força da Covid e de todas as circunstâncias que foram enfrentadas no Norte do país, tornou-se ainda muito mais difícil. Uma verdadeira epopéia. Nós nos colocamos todos – na Seapen e Susepe – à disposição de vocês para o que for necessário. Vocês honraram a Susepe, honraram a Seapen, honraram o Rio Grande do Sul”, finalizou, na mensagem enviada aos agentes.

Já o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, manifestou seu “orgulho em tê-los como colegas, saudando os que regressam à casa, após a concretização do valoroso trabalho de Cooperação no Estado do Pará, atuando não só nas intervenções, mas também na linha de frente na prevenção e combate ao Novo Coronavírus – motivo de orgulho para todos nós – desejando, ainda, uma calorosa recepção por suas famílias e seus estabelecimentos prisionais de origem”, acrescentou.

O desempenho dos agentes gaúchos também foi reconhecido além fronteiras. Em novembro do ano passado, o secretário Extraordinário para Assuntos Penitenciários do Pará, Jarbas Vasconcelos do Carmo, enviou ofício ao secretário Cesar Faccioli, fazendo o registro oficial de elogio aos servidores da Susepe, integrantes do Grupo de Ações Especiais/GAES e do Grupamento de Operações Penitenciárias Especiais/GOPE, que compuseram a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária – FTIP no Estado do Pará. Especialmente, segundo ele, “pela excelência de sua participação na Operação Panóptico”. Antes de deixar o cargo, o então diretor do Depen, Fabiano Bordignon, também fez um elogio ao trabalho dos policiais penais do Estado: "Tua gauchada, na FTIP, está honrando as tradições do Rio Grande", disse ao secretário Faccioli.

Permaneceram, ainda, no estado do Pará, para mais um período de atividade, os agentes Heitor Leandro Foss Soares, Luiz Guiomar Quevedo Peranzoni, Blauquior Rodrigues Machado e Luis Carlos Garcia dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.