20 fevereiro 2019

Agentes penitenciários e policiais poderão se aposentar aos 55 anos



Idade mínima diferenciada consta de reforma da Previdência



Publicado em 20/02/2019 - 11:42

Por Wellton Máximo e Kelly Oliveira – Repórteres da Agência Brasil Brasília


Resultado de imagem para agentes penitenciários
Os policiais civis, federais, agentes penitenciários e socioeducativos se aposentarão aos 55 anos pela proposta de reforma da Previdência enviada hoje (20) ao Congresso Nacional. A idade valerá tanto para homens como para mulheres.

Os tempos de contribuição, no entanto, serão diferenciados para homens e mulheres. Os agentes e policiais masculinos precisarão ter 30 anos de contribuição, contra 25 anos para as mulheres.

A proposta também prevê tempo mínimo de serviço de 20 anos para policiais homens e agentes homens e mulheres e 15 anos para policiais mulheres. Progressivamente, o tempo de exercício progredirá para 25 anos para homens e 20 anos para mulheres nos dois cargos (agente e policiais).


Atualmente os policiais não têm idade mínima, com tempo mínimo de contribuição de 30 anos para homens e 25 anos para mulheres. O tempo mínimo de serviço exigido corresponde a 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.


Aposentadorias especiais

Os agentes penitenciários e socioeducativos não estão submetidos a aposentadorias especiais.

A proposta não contempla os policiais militares e bombeiros. Atualmente submetido a regras especiais definidas pelos estados, eles passarão a ser regidos pelas mesmas regras de aposentadorias das Forças Armadas.


Forças Armadas

Segundo o Ministério da Economia, o projeto de lei que regula as aposentadorias e pensões das Forças Armadas está sendo finalizado e será enviado ao Congresso nas próximas semanas.

A proposta de reforma da Previdência está sendo detalhada no Ministério da Economia. Participam da entrevista o secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco; o secretário de Previdência, Leonardo Rolim, e o secretário adjunto de Previdência, Narlon Gutierre.

Também participam a entrevista coletiva o procurador-geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União, Cristiano Neuenschwander, e o diretor de Programa da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Felipe Portela.


Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-02/policiais-e-agentes-penitenciarios-poderao-se-aposentar-aos-55-anos







Opinião:  A proposta anterior precisava ser melhorada, pelo esboço parece que sofreu modificações, o ideal é analisar minuciosamente o texto da reforma da previdência;

17 comentários:

  1. aumento do desconto do INSS para 14% para os guardas, se for diretor e antigão ainda vai ter mais 0.5% encima dos 14%! Uma valorização do guarda tungando 3% do salário já magro e o aumento não depende da ALESP, vem lá de cima obrigando estados e prefeituras a se adequar a isso em até 180 dias!

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi vamos aposentar com 55 mas sob o teto do INSS, se fosse hoje R$ 5.839,45. A policia já é com o último salário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENTÃO... DESCULPA TE DECEPCIONAR... MAS NÃO SOMOS POLICIAIS!!!

      Excluir
    2. DISSE BEM... POLÍCIA...

      Excluir
  3. Pra nossa categoria até que não ficou ruim, agora para o povo pobre e idoso desse país que são a maioria; concerteza estão condenados a uma vida miserável e de muito sofrimento! Resumindo, só mudou as moscas no Governo porque a merda é a mesma! #jairmearrependi

    ResponderExcluir
  4. EU QUERO SABER É DA REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO DE 2014 ATÉ AGORA NOS MEUS VENCIMENTOS QUE É DE 30% DE DEFASAGEM SALARIAL.

    ResponderExcluir
  5. Quem entregou o projeto na câmara foi o Mito né? O cara que fez campanha dizendo que defendia os trabalhadores da segurança publica! E sabe quem tá batendo forte para que esse projeto absurdo não seja a aprovado? Os malditos esquerdistas! https://www12.senado.leg.br/.../presidente-jair-bolsonaro...

    ResponderExcluir
  6. Essa proposta destrói o perfil da atividade periculosa e insalubre do agente penitenciário bem como do policial civil e federal, todos expostos a riscos inerentes às suas funções. Não se trata no caso de simples tempo de contribuição ou idade minima mas TEMPO DE EXPOSIÇÃO a potenciais riscos a saúde e integridade física. Estão extinguindo arbitrariamente a aposentadoria especial como tipo sem levar em conta todos os estudos já realizados sobre a natureza dessas atividades. Esses burocratas não entendem a natureza da atividade policial. Essa proposta não pode passar sem alteração. Cabe a pressão da classe policial sobre os parlamentares.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, essa veio de graça, porque entidade nenhuma, de São Paulo, trabalhou pra isso. Com certeza os sindicatos vão bater no peito dizendo que é mérito deles. MENTIRA.

    ResponderExcluir
  8. Pôxa que maravilha hein!!!!
    E o pessoal da iniciativa privada, aqueles idiotas que pagam tudo isso, terão que se aposentar com quantos anos para pagar todas as benesses???

    ResponderExcluir
  9. Corrija o titulo... onde lê-se "policiais", leia-se "policiais civis e federais"... prá não dar a entender que estamos juntos com os militares...

    Sí ferrâmo... e ainda tem gente aplaudindo o governo atual... eu ja parei de bater palmas prá louco, faz tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom foi o governo do PT. BOLSONARO grande estadista
      Na bandeira nacional, deveríamos arrancar ORDEM E PROGRESSO e escrever


      "BOLSONARO" O MITO.

      Excluir
  10. Será que nesta PEC, não vão respeitar o direitos adquiridos ,de quem já tem mais de 25 naos de Agente de Segurança Penitenciario, esperando apenas os 30 anos de contribuição, idependente de idade?

    ResponderExcluir
  11. Prepara o lombo que o chicote vai comer.

    ResponderExcluir
  12. Por acaso alguem conhece algum ASP que conseguiu se aposentar na especial , com 25 anos de sistema com paridade e intergralidade?

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.