20 fevereiro 2019

Por que a unificação dos sindicatos ?





Marcelo Augusto

12/02/2019


 Um assunto que tem ganhado repercussão é a unificação sindical, diante das incertezas provocadas pela mudança de governo e seus planos direcionados ao sistema prisional, o fortalecimento do sindicato  veio à baila.




Quando se depara com vários sindicatos as coisas ficam meio confusas, a própria legislação prevê unicidade sindical, mas na pratica é completamente diferente. Um, dois, três, quatro...sindicatos para uma categoria consideravelmente pequena, fragmentada e enfraquecida, os movimentos acabam esvaziados pela pluralidade sindical e desinteresse da categoria prejudicada pela desconstrução do papel dos sindicatos, assim:   fulano é filiado a sindicato A que promove o um " ato" e beltrano, amigo de trabalho, não adere ao movimento porque seu sindicato B não apoia, e vice-versa. 

Sem força, sem união, todos perdem!


Sindicato pertence a categoria, não é propriedade de um seleto grupo, as decisões devem ser definidas democraticamente em assembleias. 



Sindicato forte é uma barreira intransponível contra injustiças e retirada de direitos, um fraco, é uma senda aberta para ataques contra o trabalhador. Não é difícil compreender o calcanhar de aquiles da categoria, grandes conquistadores dividiam adversários para conquistar. Tem coisas que não mudam, compare de quatro anos para cá. O que avançou ?


Outro contraponto que li é ser o momento impróprio para discutir isso, há prioridades:  aumento salarial, privatização, ... ; o assunto pode perder o foco. Um amigo o fez, com precisão. Na ocasião,   um sindicalista vociferava contra a unificação com ofensas e sem argumentos. 


Sim, não discordo plenamente dele, pois deve ser tratado com cuidado e inteligência. Usar contrapesos para não perder o foco e tratar as prioridades que, sempre existiram, concomitantemente  com a unificação. 


O que não pode é negar a imensa aversão sindical, não é à toa basta olhar para trás a atuação e perpetuação dos dirigentes sindicais. Não é uma crítica. Mas uma autocritica dos pares ajudaria. A unificação bem feita poderá trazer credibilidade ao sindicato, se livrando dos  velhos vícios e trazendo algo novo, um sindicato forte e único. Não é solução, significa o começo dela.





Que será o Doooriaaa no vídeo :

4 comentários:

  1. Nunca teve uma união para salário ..... PEC 372 .... dessa vez era que é real ou vamos espera mais um caminhão de areia

    ResponderExcluir
  2. É sério isso?? Unificação?? QUALQUER UM sabe que sindicato é tudo furada! Tudo interesse político! NENHUM sindicato faz algo de VERDADE pela nossa categoria!
    A ÚNICA COISA QUE IRÁ RESOLVER ALGO É GREVE!!

    ResponderExcluir
  3. Difícil é os dirigentes desses sindicatos abrirem mão de seus interesses pessoais e começarem a defender os interesses da categoria.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.