29 maio 2019

Santa Casa suspende atendimento a pacientes do Iamspe




Informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital após ser questionada pelo Hojemais Araçatuba




Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
29/05/19 às 11h08



A Santa Casa de Araçatuba suspendeu nesta semana o atendimento aos pacientes do Iamspe (Foto: Divulgação)



A Santa Casa de Araçatuba (SP) suspendeu o atendimento a pacientes do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo).

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital na tarde desta terça-feira (28), após ser questionada pelo Hojemais Araçatuba .

Um usuário do convênio procurou a reportagem após ter o atendimento negado ao ir ao pronto-socorro da Santa Casa na tarde de segunda-feira (27).

De acordo com ele, a informação passada por funcionários do hospital foi de que o atendimento a pacientes do Iamspe havia sido suspenso às 12h daquele dia e que ele deveria procurar o pronto-socorro municipal.

Negado


O paciente contou que pela manhã passou por consulta no médico particular, que o atendeu por meio do convênio normalmente.

Como precisava fazer um exame, procurou o pronto-socorro da Santa Casa, que atende pelo Iamspe, para ser internado e realizar o procedimento, mas teve o atedimento negado.

Ainda segundo o paciente, todo tipo de procedimento realizado pela Santa Casa foi suspenso. "Se o conveniado do Iamspe procurar o pronto-socorro da Santa Casa, eles não vão atender. Vão mandar para o pronto-socorro municipal", afirmou.

O paciente comenta que Araçatuba é sede da 9ª região do Estado de São Paulo e que todos os funcionários públicos estaduais utilizam os serviços oferecidos pelo convênio. Assim, milhares de pessoas estariam sendo prejudicadas, de acordo com ele.



Surpresa


A reportagem do Hojemais Araçatuba falou com Marcos Francisco Alves, que é conselheiro da Apeoesp (Sindicatos dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e não sabia da suspensão do atendimento por parte da Santa Casa.

Ele também foi presidente da CCM (Comissão Consultiva Mista) estadual, instituição que congrega quase 80 representações dos servidores que defendem o Iamspe e tem organizado lutas em defesa do convênio e denunciado os maus atendimentos.

"Isso apenas comprova mais uma vez o descaso do governo tucano com a saúde dos servidores públicos, que contribuem todos os meses com 2% do salário para manter o nosso instituto", comentou.

Alves argumentou que o repasse do governo para complementar as despesas do instituto ajuda muito pouco. De acordo com ele, no próximo dia 18 haverá manifestações em frente aos Ceamas (Centros de Atendimento Médico-Ambulatorial) existentes no Estado para denunciar os descasos dos governos paulistas com o Iamspe.

Comissão


No final de abril, a Câmara de Araçatuba aprovou a constituição de uma comissão especial para discutir o atendimento aos pacientes conveniados do Iamspe.

O vereador Antônio Edwaldo Costa (DEM), o Dunga, foi autor do projeto que criou a comissão. Ele também não tinha conhecimento da suspensão do atendimento aos conveniados do instituto por parte da Santa Casa até ser informado pelo Hojemais Araçatuba , na tarde de terça-feira.

O parlamentar informou que faria contato com o hospital para saber os motivos da suspensão e disse que levaria o caso ao conhecimento do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).

A Santa Casa não comunicou o motivo da suspensão do atendimento aos pacientes do Iamspe e o governo do Estado não se manifestou sobre o assunto até o final desta manhã.

Negociando


Em nota, o Iamspe informa que está em negociações com a Santa Casa de Araçatuba para a continuidade do atendimento aos usuários do Iamspe. "O Instituto reforça seu compromisso com a entidade fazendo os repasses conforme estabelecido em contrato", afirma.

O instituto acrescenta que a rede Iamspe na região de Araçatuba está presente em oito cidades e oferece mais de 80 serviços médicos entre consultórios, clínicas, laboratórios clínicos e de imagem e cinco hospitais, além do Ceama em Araçatuba. "No município, o Instituto possui 8.978 vidas".

4 comentários:

  1. Logo que entrei no sistema ouvi um guarda dizer o seguinte:"Não há nada que esteja tão ruim que não possa piorar". Confesso que achei um exagero de um descontente, hoje reconheço que é a mais pura verdade! Oh vida, oh céus, oh sofrimento!

    ResponderExcluir
  2. Na Regiao de Presidente Prudente nenhum medico quer saber de atender pelo Iamspe.
    A informação é que faz mais de 6 meses que não recebem nada deste convenio e quando recebem é um valor muito abaixo do mercado. UMA VERGONHA
    Isso a GLOBO não mostra !

    ResponderExcluir
  3. Em geral, no interior, está um caos, uma dificuldade imensa em conseguir atendimento pelo "convênio". O desconto vem certinho, todo mês. Aguarde que virão mais suspensões e atendimentos...

    ResponderExcluir
  4. Em geral, no interior, está um caos, uma dificuldade imensa em conseguir atendimento pelo "convênio". O desconto vem certinho, todo mês. Aguarde que virão mais suspensões e atendimentos...

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.