13 maio 2019

Tecnologias desenvolvidas por servidores da SAP ganham destaque em evento nacional | DEPEN

Foto: Clayton Oliveira (esquerda), Marco Antonio(direita)



Marcelo Augusto
13/05/2019


De 23 a 26 de abril, diretores de unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) estiveram presentes no I Encontro de Diretores de Unidades Prisionais, em Brasília, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Nos dias do evento, servidores dos sistema prisional compartilharam conhecimentos e experiências, um ponto que chamou a atenção foi as tecnologias a fim de modernizar as praticas penitenciárias e proporcionar maior segurança aos servidores. O estado de São Paulo foi pioneiro nessa temática com uma oficina na região Oeste do Estado que vem desenvolvendo projetos inovadores idealizados por servidores penitenciários, empiricamente identificam os pontos críticos e empenham a criar projetos para diminuir os riscos intrínsecos. 




Sistema de Automação de Cela


No segundo dia do evento (24), os servidores Marco Antonio de Santana (diretor de Núcleo de Trabalho e Educação – Penitenciária  de Presidente Prudente) e Clayton Oliveira de Souza (agente de segurança penitenciária – Penitenciária “Ozias Lúcio dos Santos” de Pacaembu) apresentaram o sistema de automação de celas presente em 126 unidades da SAP.


O sistema de automação de celas diminuiu o contato do agente penitenciário ao preso nos horários de abertura e tranca das celas, onde aconteciam a maioria das agressões sofridas por servidores. Com alta aprovação dos servidores a tecnologia é considerada indispensável e de grande importância na segurança dos presídios.





Os servidores penitenciários possuem Know-How - conjunto de conhecimentos práticos - capazes de oferecer inovação, habilidade e eficiência na execução de determinado serviço. É um produto valioso resultante da experiência. 


Robô auxilia na varredura 

Um protótipo auxilia na varredura do pavilhão em pontos cegos que difícil acesso em que pode ter suspeitos escondidos a fim de praticar indisciplinas e assim salvaguardar a vida dos agentes. No vídeo, o grupamento de GIR/CIR é acionado em casos de risco: 


Sistema de trava de segurança

No acesso ao pavilhão foi desenvolvido um sistema que impede a abertura concomitantemente, ao mesmo tempo, das duas portas. Veja no vídeo: 






Maca guiada por por controle remoto

Por controle remoto agentes enviam ao preso enfermo uma maca para que possa ser socorrido evitando e revistado na saída do pavilhão seguindo os protocolos de segurança:




Sistema de abertura e fechamento de água

Racionamento e uso consciente da água é pauta mundial, na segurança não é diferente, inclusive porque pode ser usado para outra finalidade seu uso indiscriminado quando se trata de presídio. Pensando nisso, um sistema de baixo custo oferece praticidade nesse procedimento diário: 




As tecnologias visam colaborar com segurança dos presídios, servidores executam a automação diametralmente, de uma ponta a outra do estado, assegurando um sistema eficiente e provado no cotidiano penitenciário. Com ferramentas apropriadas e incentivo, como visto na região onde os projetos foram desenvolvidos, pode-se explorar o potencial dos técnicos penitenciários. 

O organizador do evento do DEPEN  pediu que se levantassem os servidores paulistas e não mediu elogios, se referiu ao Estado como referência, mérito de seu corpo funcional.





Acompanhe, sugira edições: https://www.facebook.com/blogdosagentes


5 comentários:

  1. Deixo registrado meu sincero obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Todos os envolvidos em cada projeto estão de parabéns. Imagina se tivessemos um incentivo maior por parte do estado ou mesmo uma remuneração decente, imagina quanto um servidor motivado pode produzir a mais.

    ResponderExcluir
  3. Tive o orgulho de trabalhar com Clayton excelente profissional um exemplo para o nosso governador do quanto os agentes do estado de São Paulo merecem respeito!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos envolvidos,a automação ajudou em mto a evolução do sistema penitenciário paulista,só deveriam corrigir a matéria, a penitenciária "Silvio Yoshihiko Hinohara" fica em Presidente Bernardes, não em Presidente Prudente.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos, levando conhecimento para outros Estados. E mostrando a grandeza do ASP de SP. Somos elogiados por todos Estado, só não prestamos para o governo do PSDB, e o Governador Dória.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.