16 janeiro 2019

EFICIÊNCIA: Agentes flagram em 34 presídios visitantes tentando entrar com ilícitos neste fim de semana, em SP





Neste fim de semana (12 e 13/01/2019), agentes penitenciários flagram  visitantes tentando entrar com ilícitos em 34 unidades prisionais. Equipes se revezam diuturnamente para combater a entrada de ilícitos, impedir fugas, motins e rebeliões, além de movimentar milhares de presos nas movimentações carcerárias diárias. As dificuldades são superadas pela extrema dedicação profissional, empenho imensurável e inefável dos milhares de agentes penitenciários - ASP, AEVP, Operacional, Área-meio.  Um trabalho invisível, pouco conhecido fora das muralhas, mas indispensável, se não chama atenção é porque é bem feito, mantendo a paz social e incolumidade das pessoas.

Confira os presídios que registraram apreensões e a matéria da assessoria de imprensa da SAP na sequência. 

Penitenciária de Osvaldo Cruz
Penitenciária “Tacyan Menezes De Lucena” de Martinópolis
Penitenciária Feminina de Sant'Ana
Penitenciária de Florínea
CDP de Americana
CDP "ASP Vicente Luzan da Silva" Pinheiros I
CDP de Vila Independência
CDP de Santo André
CDP de Suzano
CDP “ASP Nilton Celestino de Itapecerica da Serra
CDP de Diadema
Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque” 
Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro”, de Franco da Rocha
Penitenciária de Franca
CDP de Bauru
Penitenciária ‘Odon Ramos Maranhão’, de Iperó
Penitenciária 2 de São Vicente
CDP de São Vicente
Penitenciária "Valentim Alves da Silva" de Álvaro de Carvalho
Penitenciária de Marília
CR de Ourinhos
Penitenciária II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí
CDP de Pontal
Penitenciária I de Serra Azul
Penitenciária III “Asp Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis 
Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis (PI Mirandópolis)
Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes
CPP  de Valparaíso
Penitenciária “Ozias Lúcio Dos Santos” de Pacaembu
Penitenciária de Valparaíso
Penitenciária de Junqueirópolis 
Penitenciária “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia (PII)
Penitenciária “Aevp Cristiano De Oliveira” de Flórida Paulista
Penitenciária de Assis




15/01/19 | Assessoria de Imprensa - SAP Fotos: Divulgação/SAP

Visitantes são flagrados tentando levar ilícitos em doce de banana, chinelos e pão de forma - essas e outras apreensões em todo o estado (12 e 13/01/2019)




A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões realizadas com visitantes no último final de semana, 12 e 13 de janeiro, durante revista em visitante para entrada presídios de todo o estado. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas.

Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Na Penitenciária Feminina de Sant'Ana, agentes encontraram drogas em chinelo:



Na Penitenciária de Florínea, a irmã de um sentenciado tentou entrar com um parafuso escondido dentro de uma barra de doce de banana:



No CDP de Americana, bolachas e pão de forma escondiam celulares e chips:



Vale destacar que, mesmo com a ampla divulgação na mídia das crescentes apreensões em todo Estado de São Paulo, visitantes seguem tentando burlar as revistas, sem sucesso, graças à perícia de agentes penitenciários aliada à tecnologia dos scanners corporais.

Capital


No Centro de Detenção Provisória (CDP) "ASP Vicente Luzan da Silva" Pinheiros I, zona oeste de São Paulo, no domingo (13), a mãe de um preso foi flagrada com folhas de papel de seda escondidos em um absorvente íntimo. Os agentes de segurança de plantão constataram os papéis com a mulher através das imagens do scanner corporal, e após a visitante admitir e entregar o material aos responsáveis, foram contabilizadas 64 folhas de papel de seda. A unidade abriu procedimento cabível para a apuração dos fatos e providências legais a serem tomadas.



Na manhã de sábado (12), duas visitantes do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência tentaram entrar na unidade com entorpecentes escondidos em suas calcinhas. A irmã e a companheira de presos levavam pacotes com ilícitos análogos à cocaína e à maconha, respectivamente. As substâncias foram descobertas através das imagens do aparelho de revista scanner corporal, que mostrou anormalidade na região íntima dos corpos das visitantes. As mulheres foram conduzidas ao 56° Distrito Policial da Capital, na Vila Alpina, onde foram registrados os Boletins de Ocorrência.



Os agentes de segurança da Penitenciária Feminina de Sant’Ana apreenderam um chip de celular e 42 gramas de substância análoga à maconha com duas visitantes. Os flagrantes aconteceram no domingo (13), o chip estava escondido dentro de um maço de cigarro e o entorpecente análogo à maconha estava nos chinelos da visitante. Os boletins de ocorrência dos casos foram registrados no 20° Distrito Policial, na Água Fria.


Santo André


No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, no último domingo (13), ao passar uma visitante pelo scanner corporal os agentes de segurança da unidade flagraram anormalidade na região de sua cintura. Ao ser questionada a mesma assumiu ter colocado um fundo falso com drogas sobre a sua roupa íntima. Ao ser levada a um local adequado, a visitante retirou o pacote com 50 gramas de ilícito análogo à cocaína e 14 gramas de substância esverdeada análoga à maconha. As substâncias foram apreendidas e a visitante foi encaminhada ao 4° Distrito Policial de Santo André para o registro de Boletim de Ocorrência e demais providências.



Diadema


A companheira de um preso do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema, foi flagrada tentando levar para dentro da unidade um invólucro contendo substância entorpecente característica à maconha. O material estava escondido no cós da blusa da mulher e foi constatado visualmente pelos funcionários da unidade, que perceberam um volume anormal na costura de sua roupa. O Boletim de Ocorrência foi registrado no 1° Distrito Policial de Diadema.


Franco da Rocha


Nas penitenciárias I “Mário de Moura e Albuquerque” e III “José Aparecido Ribeiro”, de Franco da Rocha, houve apreensões de entorpecentes com três visitantes das unidades.

Com a companheira de um preso da Penitenciária I “Mário de Moura de Albuquerque”, de Franco da Rocha, no domingo (13), os agentes de segurança perceberam anormalidade na região íntima do corpo da mulher, através das imagens do scanner corporal. A mesma foi questionada sobre ter algum material proibido em seu corpo e afirmou que levava consigo um pacote com substâncias entorpecentes análogas à maconha e à cocaína.





Na Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro”, também de Franco da Rocha, as apreensões feitas com duas visitantes igualmente foram de ilícitos característicos à maconha e à cocaína. As duas situações flagradas no sábado (12) contabilizaram a apreensão de 105 gramas de substância análoga à cocaína e 11 gramas de substância análoga à maconha. Em um dos casos a mulher levava os entorpecentes escondidos no elástico de sua roupa, e na outra situação os ilícitos estavam no corpo da mulher, em sua região íntima.



Itapecerica da Serra


O Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” registrou o flagrante de uma visitante que tentou entrar na unidade com substância análoga à maconha escondida em sua roupa íntima (top). O pacote encontrado através de revista no scanner corporal continha aproximadamente 20 gramas do ilícito. O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Itapecerica da Serra.


Suzano


Duas mulheres foram barradas ao tentarem entrar com drogas no Centro de Detenção Provisória de Suzano durante as visitas de final de semana, nos dias 12 e 13 de janeiro. Graças ao trabalho de revista realizado pelos agentes de segurança penitenciária, foram apreendidos 371,5 gramas de entorpecentes, além de folhas de maconha sintética, conhecida como K4.

No sábado, por volta das 12h, a irmã de um detento teve a tentativa frustrada de entrar no presídio com 184,2 gramas de maconha e 187,3 gramas de cocaína. A mulher, de 30 anos, havia costurado invólucros com drogas dentro das alças de uma bolsa de plástico com mantimentos que entregaria ao preso. O material foi detectado nas imagens geradas pelo aparelho de raio-X.

No dia seguinte, por volta das 9h, a mãe de um interno foi surpreendida com maconha sintética escondida entre fatias de queijo muçarela. Os agentes encontraram dois pedaços do alucinógeno, parecidos com recortes de papel em branco, no alimento trazido pela suspeita, de 52 anos.

Ambas as visitantes foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Central de Suzano, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência.


Americana


No sábado, 12, duas mulheres foram detidas no Centro de Detenção Provisória (CDP) ‘AEVP Renato Gonçalves Rodrigues’, de Americana. Na primeira ocorrência, a visitante pretendia entrar na unidade prisional com fio de estanho escondido em um elástico de prender cabelo. No segundo caso, a mulher flagrada é tia de um detento. Ela foi surpreendida durante o procedimento de revista, quando seus pertences passaram pelo raio-x, e foi constatado a presença de dois micros celulares e dois chips escondidos em um pacote de bolacha e em um pacote de pão de forma. A suspeita foi encaminhada para o plantão policial, onde foi registrado boletim de ocorrência.



Iperó


No domingo,13, a irmã de um recluso foi detida durante o procedimento de revistas na sacola dos alimentos, na penitenciária ‘Odon Ramos Maranhão’, de Iperó. O flagrante ocorreu quando agentes encontraram papéis com anotações proibidas, em um absorvente íntimo. As informações tratavam-se de relatórios e a contabilidade do crime. Diante disso, a mulher foi encaminhada ao plantão policial para procedimentos administrativos.



São Vicente


Duas pessoas foram frustradas na tentativa de entrar com material ilícito em unidades prisionais de São Vicente no sábado, dia 12 de janeiro. Ao todo, foram apreendidos 126 gramas de entorpecentes com visitantes, graças ao trabalho de revista realizado pelos agentes dos presídios.

Na Penitenciária 2 de São Vicente, a companheira de um sentenciado foi surpreendida ao passar pelo bodyscanner com um invólucro que carregava na vagina. Com as imagens geradas pelo escâner corporal, as servidoras do estabelecimento penal observaram um objeto estranho na região pélvica da jovem, de 21 anos. Indagada, a suspeita admitiu que trazia 105 gramas de cocaína e 15 gramas de maconha em uma embalagem dentro do corpo, retirada espontaneamente em local reservado.

No mesmo dia, o avô de um detento teve a entrada impedida no Centro de Detenção Provisória "Luis César Lacerda", o CDP de São Vicente, ao tentar entrar com 6 gramas de maconha escondidos na barra da calça. O flagrante aconteceu quando o idoso, de 67 anos, foi submetido à inspeção pelo aparelho de escaneamento corporal.

Os visitantes foram encaminhados para o 1º Distrito Policial de São Vicente, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência.


Álvaro de Carvalho


Uma mulher foi flagrada com objeto suspeito na região pélvica ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária "Valentim Alves da Silva" de Álvaro de Carvalho, no sábado (12), por volta das 12h15. Ela, que visitaria o filho na unidade, negou qualquer irregularidade. Porém, novamente questionada, a visitante confirmou que escondia uma porção de maconha na vagina.

Voluntariamente, a mulher retirou de sua genitália o entorpecente, pesando 55 gramas. Levada à delegacia, ela recebeu voz de prisão em flagrante e, posteriormente, passaria por audiência de custódia.


Bauru


O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Bauru registrou dois casos de visitantes tentando entrar com drogas na unidade. Ambos os flagrantes ocorreram no sábado (12), às 10h.

Em uma das ocorrências, o escâner corporal apontou objeto suspeito na região pélvica de uma das visitantes. Ao ser indagada, a mulher confessou que havia uma porção de droga escondida em sua vagina.

Ela mesma retirou o invólucro de sua genitália, contendo 65,56 gramas de maconha e 47,38 gramas de cocaína.

Em outro flagrante, a mulher que visitaria o seu companheiro no CDP de Bauru foi flagrada com 34,76 gramas de maconha, também na vagina, após passar por inspeção no escâner corporal.

Nos dois casos, as visitantes foram encaminhadas para o Plantão Policial e presas em flagrante. Ambas seriam submetidas a audiência de custódia.


Franca


No sábado (12), por volta das 9h40, agentes de segurança apreenderam uma porção de maconha com uma mulher que visitaria o marido na Penitenciária de Franca.

Inicialmente, ao ser descoberta pelo escâner corporal, a visitante negou qualquer irregularidade. Entretanto, acabou confessando que escondia a droga em seu ânus.

Ela foi acompanhada por uma agente feminina até um local reservado, onde retirou espontaneamente o entorpecente.

A mulher, bem como a droga apreendida, foram levadas até a delegacia para o registro de um boletim de ocorrência.


Marília

Uma mulher que visitaria o companheiro na Penitenciária de Marília foi flagrada tentando entrar na unidade com 222 gramas de maconha escondidas na vagina, no sábado (12), por volta das 9h40.

Após ser descoberta pelo escâner corporal, a visitante foi levada até uma sala reservada e, sob supervisão de uma agente feminina, retirou a droga de sua genitália.

Encaminhada até o Plantão Policial, ela acabou presa em flagrante e, na sequência, passaria por uma audiência de custódia.


Ourinhos


Uma das visitantes que passava pelo escâner corporal do Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos foi descoberta tentando entrar na unidade com folhas de papel costuradas no cós da calça. Questionada, ela revelou ser uma carta de amor para o companheiro preso.

O flagrante ocorreu no domingo, às 8h40. Os agentes de segurança notaram que a mulher estava bastante nervosa durante a revista. Questionada, ela alegou que passava mal: febre e dores no pescoço.

Entretanto, como a visitante apresentou atitude suspeita, a agente feminina realizou inspeção mais minuciosa, quando localizou a carta sob a calça – escondida no cós da vestimenta.

A ação é irregular, uma vez que dificulta o procedimento de revista, além de levantar a suspeita de que a visitante estivesse testando formas de burlar o sistema de revista para, em outra oportunidade, tentar acesso ao interior da unidade com material ilícito.



Pirajuí


A Penitenciária “Luiz Gonzaga Vieira”, a P II de Pirajuí, registrou dois casos de visitantes tentando entrar com drogas na unidade. Ambos os flagrantes ocorreram no sábado (12), por volta das 9h.

Em uma das ocorrências, a mulher, que visitaria o marido preso, escondia dois invólucros de maconha em sua vagina - confeccionados com pedaço de toalha preta.

Após o escâner corporal apontar o objeto suspeito, a visitante confessou a irregularidade e disse que entregaria a droga na cela de seu esposo, porém, para outro reeducando. A porção de maconha contabilizou peso total de 218 gramas.

Em outro flagrante, a mulher que visitaria o seu companheiro na P II de Pirajuí também foi descoberta pelo escâner corporal. Ela escondia na vagina uma porção de maconha, pesando 105 gramas.

A visitante disse que adquiriu o entorpecente em uma pensão da cidade, mas não revelou com quem havia conseguido a droga.

Nos dois casos, as visitantes foram encaminhadas à delegacia do município, para o registro de boletim de ocorrência.



Pontal


No domingo (6), às 8h, uma senhora foi surpreendida com um chip de celular escondido na sacola de alimentos, durante procedimento de revista no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal.

Acompanhada da filha, a mulher visitaria o neto preso na unidade. Questionada, a visitante negou que o objeto fosse dela e disse, ainda, desconhecer como o equipamento foi parar em seus pertences.

Ela foi encaminhada para a delegacia, onde a autoridade policial registrou um boletim de ocorrência.

Serra Azul


No sábado (12), por volta das 11h15, o escâner corporal da Penitenciária I de Serra Azul atestou positivo para objeto suspeito escondido na região do quadril de uma das visitantes.

Após negar qualquer irregularidade, ela foi encaminhada para uma unidade de saúde da cidade, onde passou por exames que comprovaram a suspeita.

A mulher, então, concordou em retirar a maconha escondida em seu ânus, acondicionada em um invólucro de aproximadamente 10 centímetros.

Ela acabou presa em flagrante e permaneceu à disposição da Justiça. A visitante estava acompanhada de seu filho menor de idade, que, após os fatos, ficou sob cuidados do Conselho Tutelar.

Em todos os casos, as unidades também instauraram Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam as drogas ou materiais apreendidos.



Osvaldo Cruz

Por volta das 10h, durante os procedimentos de revista pelo scanner corporal na Penitenciária de Osvaldo Cruz no sábado, 12, a visitante de um sentenciado foi flagrada com porções de substância, que ela informou se tratar de maconha e cocaína, as quais estavam inseridas em sua genitália. A Polícia Militar foi acionada e conduziu a mulher à delegacia onde foram realizados os procedimentos necessários, além de ser suspensa do rol de visitas.


Mirandópolis


No sábado, 12, Agentes de Segurança Penitenciária da Penitenciária “Asp Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis (PII) descobriram 02 (dois) cartões de memória ocultados na peça íntima de uma visitante, os quais foram detectados durante o procedimento de vistoria mecânica por aparelho de scanner corpóreo. Após diligências, verificou-se que não há conteúdos gravados nas mídias apreendidas. Contudo, os objetos foram encaminhados à delegacia local para averiguações e perícia da autoridade policial.



No mesmo dia, Durante a realização de revista em alimentos destinados aos sentenciados e trazidos por visitantes, funcionários da Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis (PI Mirandópolis) detectaram, por meio do equipamento de raios X, uma vasilha plástica contendo lanches com 159 (cento e cinquenta e nove) comprimidos na cor azul; 45 (quarenta e cinco) cápsulas nas cores branco e azul e 35 (trinta e cinco) cápsulas na cor branca. A visitante foi devidamente cientificada da suspensão do direito de visitação e encaminhada à delegacia do município para as providências legais.




Presidente Bernardes


Na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes, com dois invólucros plásticos escondidos no sutiã contendo erva esverdeada, supostamente maconha, e outro contendo pó branco, supostamente cocaína, uma mulher foi flagrada durante os procedimentos de revista para entrada na unidade prisional. Ela foi conduzida à delegacia, onde foi lavrado o respectivo Boletim de Ocorrência. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade do sentenciado que receberia os ilícitos. O fato aconteceu no sábado, 12.


Valparaíso


No sábado, ao revistar a bolsa de alimentação de uma visitante, agentes penitenciários do Centro De Progressão Penitenciária de Valparaíso encontraram, dentro de uma vasilha transparente, 01 (um) bolo recheado com erva semelhante à maconha. A Polícia Militar foi acionada e a visitante conduzida à delegacia onde foi autuada por tráfico de drogas, além de ser suspensa do rol de visitas. O sentenciado foi recolhido em cela disciplinar, onde aguardará decisão judicial para possível regressão ao regime fechado.



No mesmo dia, na Penitenciária de Valparaíso, uma mulher confessou que portava um invólucro introduzido nas partes íntimas contendo cerca de 200 gramas de substância branca aparentando pasta base de cocaína. A confissão ocorreu após a passagem pelo aparelho de scanner corporal que revelou nas imagens um objeto estranho. A Polícia Militar foi acionada e tomou as medidas necessárias.





Junqueirópolis


Três mulheres foram impedidas de entrar na Penitenciária de Junqueirópolis após serem flagradas com invólucros inseridos na genitália, os quais foram descobertos mediante passagem pelo scanner corporal, somando dois celulares e três fones de ouvido. Todas foram suspensas do rol de visitas e os sentenciados envolvidos removidos ao Pavilhão Disciplinar para apuração dos fatos. O fato aconteceu no sábado, 12.


Florínea


No sábado, 12, Após visitar o filho na Penitenciária de Florínea, uma mãe tentou sair do local levando consigo três cartas, infringindo assim o artigo 134, inciso II, alínea da resolução SAP 196 de 11/11/15. No dia seguinte, durante os procedimentos de revista para entrada no presídio, o equipamento de raios X apitou indicando que havia um parafuso escondido dentro de uma barra de doce de banana, trazida pela irmã de outro sentenciado. Ambas foram suspensas do rol de visitas.


Pacaembu


Durante a entrada na Penitenciária “Ozias Lúcio Dos Santos” de Pacaembu para visitação, três mulheres foram flagradas portando nos órgãos genitais invólucros revestidos em fita isolante, grafite e carbono, os quais continham cada qual um celular. A Polícia Militar foi acionada para as providências de praxe e foram instaurados Procedimentos Disciplinares para apurar eventual cumplicidade dos presos envolvidos, os quais foram isolados preventivamente em Pavilhão Disciplinar. As mulheres ainda foram suspensas do rol de visitas. O fato aconteceu no sábado, 12.



Flórida Paulista



Duas garrafas de refrigerante contendo bebida alcoólica e dois aparelhos de celulares foram impedidos de ser transportados para dentro da Penitenciária “Aevp Cristiano De Oliveira” de Flórida Paulista no sábado, 12, após revista mecânica em três visitantes de sentenciados, via scanner corporal. A bebida estava entre os alimentos (jumbo) trazidos por uma delas, enquanto os telefones estavam inseridos nos órgãos genitais das demais. A Polícia Civil foi acionada conduzindo as envolvidas à delegacia, as quais também foram suspensas do rol de visitas, sem prejuízo de responderem na esfera criminal, assim como os presos. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos detentos que receberiam os objetos não permitidos.



Assis


Na Penitenciária de Assis, no sábado, 12, ao passar pela inspeção uma bolsa com alimentos e objetos de uso pessoal, que seriam entregues a um sentenciado, foram encontrados 04 (quatro) aparelhos de barbear com porções de erva camufladas atrás da lâmina, semelhantes à maconha. Enquanto isso, outra visitante foi flagrada pelo scanner corporal ao trazer oculto no órgão genital 01 (um) telefone celular. A Polícia Militar foi acionada para as providências necessárias e os sentenciados envolvidos encaminhados ao Pavilhão Disciplinar para apuração dos fatos.



Lavínia


No domingo, 13, ao submeter à revista os pertences e gêneros alimentícios (jumbo) trazidos pela visita de um sentenciado, funcionários da Penitenciária “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia (PII) encontraram em meio a roupas da filha da mulher 01(um) bilhete com anotações e números de celulares. No mesmo dia, outras três mulheres também foram flagradas com pedaços de fio de estanho escondidos na costura das bolsas. Uma quarta pessoa ainda tentou burlar a segurança trazendo na peça íntima 01 (um) extrato bancário, 01 (uma) porção de suposta “maconha” e outra de “cocaína” e 02 (dois) pedaços de papel com suposto entorpecente K4. Foram lavrados comunicados de evento e os sentenciados envolvidos isolados preventivamente para melhor apuração dos fatos via Procedimentos Disciplinares. Já as visitantes foram suspensas do rol de visitas e encaminhadas com os materiais apreendidos perante a autoridade policial para as providências da Polícia Judiciária.



Martinópolis


Por volta das 09h30, a companheira de um sentenciado da Penitenciária “Tacyan Menezes De Lucena” de Martinópolis tentou ingressar na unidade com 01 (um) invólucro inserido na genitália, contendo 01 (um) micro aparelho de telefonia celular. Duas horas depois, outra mulher tentou ingressar no presídio trazendo nas vestes, entre as coxas, um invólucro contendo substância análoga à cocaína. Ambas foram suspensas do rol de visitas e conduzidas à delegacia local, enquanto os sentenciados que seriam visitados responderão a Procedimento de Infração Disciplinar no domingo, 13.

2 comentários:

  1. Bora privatizar Doria, vamos ver se os índices vão ser tão altos de apreensões assim... Parabéns aos guerreiros que estão sempre na luta pra que os ilícitos não cheguem aos detentos.

    ResponderExcluir
  2. Por que será que nada do que é encontrado no CDP II de Pinheiros é divulgado???

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.