12 março 2020

Coronavírus: Moro diz que fará 'reunião de emergência' e discutirá situação de presos



Ministro afirmou à GloboNews que secretários estaduais participarão da reunião. Para Moro, presos estão expostos a condições 'não tão ideais' de higiene, o que ajuda a disseminar o vírus. Países afetados pelo vírus suspenderam as visitas, no Brasil, no DF. 



Por Filipe Matoso, G1 — Brasília

12/03/2020 00h44 Atualizado há 12 minutos




O ministro da Justiça, Sergio Moro, durante entrevista à Central Globonews, nesta quarta (11) — Foto: Reprodução/GloboNews



O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou nesta quarta-feira (11) que fará uma "reunião de emergência" nesta quinta (12) com secretários de Administração Penitenciária dos estados e discutirá a situação de presos em meio à pandemia do novo coronavírus.


Atualização: nesta quinta, a assessoria do ministro afirmou que Moro não vai à reunião. O encontro e a participação dos secretários ocorrerão sem ele.


Moro falou sobre a reunião ao conceder uma entrevista ao programa Central GloboNews. Na avaliação do ministro, os presos estão expostos a condições "não tão ideais" de higiene, o que pode contribuir para a disseminação do vírus.


"Os presos estão sob a guarda dos estados e, no caso de presídios federais, do governo federal. E existe uma série de cuidados a serem tomados até porque parte da população prisional, por estar em presídios com condições higiênicas não tão ideais, acaba sendo um grupo vulnerável à contaminação e a esse tipo de problema", afirmou Moro na entrevista.


"Então, amanhã [quinta, 12] vamos ter uma reunião de emergência em São Paulo, do conselho dos secretários de Administração Penitenciária do país e dos estados, e essa questão vai ser discutida", acrescentou o ministro.


Segundo o Ministério da Saúde, 53 casos de coronavírus já foram confirmados em todo o país, e outros 907 são considerados suspeitos.



O ministério pediu ao Congresso a liberação de R$ 5 bilhões para ações de combate à disseminação do vírus. Segundo o líder do governo, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), a liberação dos recursos deverá ser feita via medida provisória (MP).

4 comentários:

  1. ENFERMEIRAS PODEM RECEITAR????

    ResponderExcluir
  2. Ele está preocupado com sua candidatura em 2022 na minha unidade não tem masca ahhhhhhhh mas lá não tem nenhum caso de corona-virus estão esperando ter primeiro caso pra tomar atitudes todas unidades tem que fornecer mascara como prevenção, quero ver se tiver vários guardas contaminados pelo vírus quem vai tocar a cadeia fica a dica

    ResponderExcluir
  3. Então, vá estudar a legislação e você verá quem é abestalhado.
    Existe um código de ética que não está sendo cumprido e fiscalizado.
    Consultar, diagnosticar e principalmente medicar não compete as enfermeiras (os), quem faz isso está infringindo a LEI.
    Se não há médicos nas unidades que o Governo abra concurso e os convoque.
    Falta de ÉTICA.
    VÁ ESTUDAR E ARQUIVAR PRONTUÁRIOS.


    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.