16 março 2020

Presídios de São Paulo têm fugas e rebeliões; CR de Sumaré, CPPs de Tremembé, Mirandópolis, Porto Feliz e Mongaguá, outros

REBELIÕES E FUGAS NOS:  CR de Sumaré, CPPs de Tremembé, Mirandópolis, Porto Feliz( segundo o antagonista) e Mongaguá.


Os Grupamentos especiais (GIR) da SAP foram acionados para restabelecer a ordem. Apesar o deficit funcional, policiais penais trabalham para a manutenção da segurança dos presídios.

Resultado de imagem para doria

Fugas aconteceram no fim da tarde desta segunda-feira (16). Funcionários ainda são feitos reféns em algumas unidades prisionais.


Centenas de detentos fizeram rebeliões e fugiram de vários presídios no litoral paulista, Grande São Paulo e interior de São Paulo na tarde desta segunda-feira (16).


Em Mongaguá, a fuga foi filmada por uma pessoa (veja vídeo acima). Nas imagens é possível ouvir o autor do vídeo dizer: "voltar na segunda, hein!" (leia mais abaixo).

A Polícia Militar divulgou o seguinte cenário após as fugas e rebeliões:



Mongaguá - fugiram 400 presos. Não há informações de reféns.
Mirandópolis - fugiram 926 presos. Não há informações de reféns.
Taubaté - fugiram 30 presos. Não há informações de reféns.


Nesta quinta-feira (12), órgãos públicos cujas sedes estão instaladas na cidade de São Paulo implementaram restrições à entrada e circulação de pessoas como forma de contenção e prevenção de infecções por coronavírus.

Nesta segunda-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu suspender audiências consideradas não urgentes e vetou a presença do público em julgamentos e em fóruns para evitar o contágio do coronavírus. A recomendação é que só sejam atendidos casos considerados urgentes.


São considerados casos urgentes em audiências aqueles que envolvem réus presos, menores infratores e alguns casos da área de família.


A Superintendência da Polícia Federal em São Paulo suspendeu as visitas às pessoas custodiadas na sede da Polícia Federal.



As medidas de segurança para prevenir o contágio pela doença foram anunciadas na sexta-feira (13) e sábado (14) pelo Tribunal de Justiça. As recomendações seguem as orientações divulgadas pelo Conselho Superior de Magistratura.

CPP de Porto Feliz, segundo informações, presos se rebelaram.

CPP de Butantã, segundo informações, presas foram trancadas mas ficaram quebrando inteiror das celas. As polícias penais ficaram de prontidão.

CPP de Jardinópolis, segundo informações, presos recusaram a entrar pra tranca. GIR acionado, presos trancados.


Mongaguá



Em uma das ações, cerca de 400 detentos fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr Rubens Aleixo Sendin, localizado em Mongaguá, no litoral de São Paulo. Em um vídeo obtido pelo G1 é possível ver centenas de presos correndo. Ainda há reféns no local.


O CPP é de regime semiaberto e ainda não há informações de como os detentos conseguiram escapar mas, segundo apurado pelo G1, eles teriam se rebelado após o cancelamento de uma saidinha que aconteceria na terça-feira (17).


Os presos fizeram funcionários reféns na portaria do CPP e, em seguida, fugiram em massa do local. Ainda há reféns dentro do presídio e a polícia trabalha na negociação para conseguir liberar os funcionários.


Equipes da Polícia Militar, Rodoviária, Civil e o helicóptero Águia fazem buscas no entorno do presídio para tentar recapturar os detentos.




Tremembé




Uma rebelião no presídio Dr. Edgar Magalhães Noronha (Pemano), em Tremembé (SP), após a saída temporária de Páscoa, prevista para esta terça (17), ser suspensa devido à pandemia de coronavírus (Covid 19) e que o tumulto teria iniciado após os detentos saberem da suspensão.


Várias viaturas da Polícia Militar estão no local e segundo relatos, há barulhos de bombas e tiros. O G1 acionou a Secretaria de Administração Penitenciária, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.




Mirandópolis




Presos da penitenciária de Mirandópolis, interior paulista, fizeram uma rebelião na noite desta segunda-feira, segundo informou a Polícia Militar. São detentos do regime semiaberto. Equipes foram acionadas para conter o movimento.


Segundo o G1 apurou, o motivo da rebelião seria a suspensão da saída temporária como forma de medida preventiva para conter o avanço do coronavírus.



A Secretaria da Administração Penitenciária informou que 16 reeducandos estão participando da ação e atearam fogo aos seus pertences.

Tumulto começou após presos descobrirem que a saída temporária de páscoa foi suspensa em prevenção ao coronavírus.




PEMANO TREMEMBÉ


Por G1 Vale do Paraíba e Região

16/03/2020 19h41 Atualizado há 17 minutos




Detentos iniciaram no fim da tarde desta segunda-feira (16), uma rebelião no presidio Dr Edgar Magalhães Noronha (Pemano), em Tremembé (SP). O G1 apurou que a saída temporária de Páscoa, prevista para esta terça (17), foi suspensa devido à pandemia de coronavírus (Covid 19) e que o tumulto teria iniciado após os detentos saberem da suspensão.

Várias viaturas da Polícia Militar estão no local e segundo relatos, há barulhos de bombas e tiros. O G1 acionou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), mas não recebeu retorno até a publicação da reportagem.






REBELIÃO NO CR DE SUMARÉ






Por G1 Campinas e região

16/03/2020 19h45 Atualizado há 13 minutos


A unidade prisional de Sumaré (SP) é alvo de rebelião na noite desta segunda-feira (16). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e pela Polícia Militar, mas ainda não há detalhes sobre o número de detentos envolvidos e se há feridos.

De acordo com o último balanço da SAP, o Centro de Ressocialização (CR) na cidade conta com 218 internos - a unidade tem capacidade para 223.


Assim que teve início a rebelião na unidade, foram acionados o Grupo de Intervenção Rápida e os agentes de escolta e vigilância penitenciária.

2 comentários:

  1. E agora Agripino, como vai fazer?, ainda acho que vai por a culpa nos funcionários.

    ResponderExcluir
  2. Mirandópolis,ninguém fugiu!Situação controlada!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.