04 março 2020

Em SP, deputados aprovam reforma da Previdência em meio a tumulto

exto aumenta a idade mínima para a aposentadoria de servidores. Manifestantes que queriam acompanhar a votação forçaram a entrada e a tropa de choque foi chamada.



03/03/2020 21h56 Atualizado há 12 horas





A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a reforma da previdência dos servidores do estado.

Os deputados estaduais se reuniram para segunda votação do projeto. O texto aumenta a idade mínima para a aposentadoria de servidores paulistas, para mulheres, de 55 para 62 anos; para homens, de 60 para 65. O governo do estado afirma que a economia será de R$ 32 bilhões em dez anos.

Desde cedo, corredores estavam cheios de funcionários públicos, que queriam acompanhar a votação. Do lado de fora, uma multidão também protestava contra a reforma da Previdência estadual. Alguns forçavam as portas do prédio, que estavam fechadas porque dentro já estava lotado, até que conseguiram entrar. Um PM tentou conter um homem que segurava uma bengala, mas foi derrubado por outros manifestantes.

A tropa de choque fechou alguns corredores. Manifestantes que queriam entrar no plenário reclamaram. Alguns chutaram portas que dão acesso ao plenário e arremessaram objetos. A mangueira de um hidrante jorrava água no corredor. Policiais que estavam atrás das portas do plenário lançaram gás de pimenta.

Numa das entradas, policiais dispararam balas de borracha. Com os servidores na rampa de entrada, a PM continuou lançando bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo.

O presidente da Assembleia, Cauê Macris, do PSDB, disse que a polícia identificou ao menos 19 vândalos entre os manifestantes.


A líder da oposição, deputada Marcia Lia, do PT, criticou a atuação dos policiais.

“Um excesso desmedido, desnecessário, desproporcional. Um absurdo o que aconteceu aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo”.

....

G1

3 comentários:

  1. os sindicatos nao tem a pachora de pelo menos mostrar o texto
    que foi votado...sindicatos de 5a

    ResponderExcluir
  2. Não era melhor ter feito GREVE falei é inevitável a aprovação de reforma adiantou operação legalidade, assembleia, mobilização, manifestação, vamos parar o sistema e juntos somos mais fortes mimimi, blá blá blá, conversas intermináveis e muita falácia agora não adianta fazer GREVE já era então bola pra frente estou vendo suposto sindicatos em seus sites falando aumento salarial 2020 o mesmo padrão 2019 a palavra GREVE está em extinção no site dos sindicatos como uma palavra causa tanto desconforto a três suposto sindicatos bom aceita que dói menos uma abraço pra PSDB Sr. Doriana adoram FD com agentes públicos e aposentados

    ResponderExcluir
  3. UTOPIA... Não temos pegada... infelizmente...pergunte ao "Guarda" 20 anos de sistema sendo 12 ou 10 ou 06 anos no administrativo se ele para ou faz "operação quaisquer"... não participa!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.