10 março 2020

Reunião em reta final do “GT” é marcada pela proibição do celular, “é proibido proibir”. - SINDESPE



Arquivo pessoal do blog



A reunião do “GT” da Polícia Penal começou com o pedido para que todos os celulares dos integrantes fossem recolhidos devido às matérias do “Sindespe” que sempre mostram o conteúdo na integra das reuniões do grupo, pois como já dito antes, a entidade preza pela transparência de todas as ações fornecendo informações verídicas para que todos se sintam participantes, e que com isso a própria categoria possa opinar e fornecer ideias sobre a implantação da Polícia Penal.
Posteriormente um integrante do “GT” grupo de trabalho relatou que esteve em Brasília na semana passada no “Depen” Departamento Penitenciário, junto com representantes de todos os Estados, onde foi debatido como está o andamento da implantação da Polícia Penal em cada ente da federação, e também foi  dito que está sendo criado um projeto de lei infraconstitucional para normatizar a Polícia Penal em todo Brasil, tal lei não interfere no andamento de criação da Polícia Penal em cada Estado.
Tal projeto de lei posteriormente será enviado aos secretários dos sistemas prisionais estaduais para poderem opinar. Também foi dito que o “GT” da Polícia Penal Federal está próxima de terminar a regulamentação.
Os líderes do “GT” informaram que todo trabalho realizado sobre a estrutura e atribuições da chefia da Polícia Penal até o momento serão enviados para o Secretário da “Sap” Secretaria de Administração Penitenciária ainda esta semana.
E por isso foi perguntado aos integrantes do grupo se tinham mais alguma sugestão a apresentar. Neste momento o representante do “Sindespe” em virtude do fato triste ocorrido na tarde de ontem, 09 de março, onde o Policial Penal Samuel Correia Lima foi covardemente assassinado, sugeriu colocar o seguinte item nas atribuições do Diretor Geral da Polícia Penal:
É dever do Diretor Geral da Polícia Penal promover ações e meios que busquem preservar a vida dos integrantes da Polícia Penal que estejam em situação de risco ou ameaça em razão das funções que ocupam.
Parte dos líderes do grupo elogiaram a sugestão mas disseram ser inviável de ser colocado em prática.
Então o representante do “Sindespe” Sr. Shelley Xavier Raimundo destacou que hoje o servidor se sente abandonado e sem qualquer auxílio do Estado e qualquer ação por mínima que seja que tenha a intenção de preservar a vida do agente é louvável.
No decorrer da reunião foi informado que a Pec da Polícia Penal já se encontra na Casa Civil só aguardando o aval do governo para ser encaminhada para a “Alesp”
Outra questão que foi colocada na reunião, devido a própria matéria do “Sindespe”, foi a nomenclatura que o novo cargo do Policial Penal deve receber, integrantes do grupo disseram que depois de anos de luta para a transformação em Policial o resquício que a palavra “AGENTE” pode gerar é indesejável por isso não querem utilizar esta palavra. Um dos líderes do Grupo sugeriu então pegar o exemplo americano dos “Officers” , ficando assim Oficial de Polícia Penal, mas o grupo ainda está aberto para  sugestões de outras nomenclaturas.
Participaram da reunião represente do “SINDESPE, SINDASP e SINDCOP”
As 11:35 a reunião se encerrou, momento este que chegou o representante do “Sifuspesp”.





2 comentários:

  1. POLÍCIA PENAL e só, mania de querer inventar...

    ResponderExcluir
  2. no Rio de Janeiro usa-se INSPETOR como denominação do cargo

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.