30 novembro 2018

Agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária apreendem 80 celulares, ecstasy, cocaína e maconha dentro de penitenciária de RR




Material foi apreendido pela Força-tarefa de Intervenção Penitenciária de segunda (26) até esta quinta (29) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Operação Elpis, tem o objetivo de retomar o controle e restabelecer a ordem na unidade.



Agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária apreenderam 80 celulares, 500 comprimidos de ecstasy, 500 gramas de maconha e 500 gramas de cocaína dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, de segunda (29) até esta quinta-feira (29). A intervenção da Força Tarefa segue até o fim do ano.

Além dos celulares e dos entorpecentes, duas balanças de precisão e anotações do crime organizado também foram apreendidas. A papelada deve auxiliar as investigações policiais.

Os 250 agentes da FTIP começaram a atuar na penitenciária no início da semana na Operação Elpis. Segundo o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tácio Muzzi, o estado retomou o controle do complexo.

Muzzi frisou também que não foram registrados crimes graves em Boa Vista desde então. Segundo ele, as facções criminosas influenciavam a violência na cidade de dentro do presídio.

"Embora Roraima tenha o menor número de presos do país, é um estado onde houve a segunda maior chacina da história e um alto número de fugas nos últimos anos. É uma penitenciária muito faccionada que influenciava na violência da cidade", disse Muzzi.

Ainda segundo Muzzi, no cumprimento dos mandados da operação, na terça-feira (27), duas pessoas que eram alvos e constavam como foragidas foram encontradas dentro da penitenciária.

De acordo com Muzzi, o Fundo Penitenciário Nacional repassou R$ 53 milhões para o estado de Roraima desde 2016 e o recurso não foi utilizado.




Operação Elpis




Operação para retomar controle do presídio começou na madrrugada de segunda (26), em Boa Vista — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Roraima/Arquivo


Ao todo, 250 agentes da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária do Ministério da Segurança Pública começou a atuar na segunda-feira (26) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior unidade prisional de Roraima, em Boa Vista.


A ação tem o objetivo de retomar o controle e restabelecer a ordem na unidade dominada pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital. O presídio, já classificado pela OAB como "bomba relógio prestes a explodir" tem 1,4 mil presos - o dobro de sua capacidade - registra constantes fugas, tumultos e foi palco de dois massacres com 43 presos mortos entre 2015 e 2016.

Na terça (27), a Polícia Federal deflagrou cumpriu 45 mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão. Sete deles são cumpridos no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e 38 em Roraima.



Monte Cristo

A Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, maior unidade prisional de Roraima, é também onde estão concentrados os maiores problemas penitenciários do estado.


Somente este ano foram registrados no presídio menos quatro fugas em massa - 92 em janeiro, 30 em junho, 74 em agosto e 20 em setembro– e dezenas de túneis encontrados.


No pedido de intervenção feito do presidente Michel Temer no dia 7 de novembro, a procuradora-geral da República Raquel Dodge, citou o descontrole da administração, tortura, chacinas e fugas de internos dentro de Monte Cristo.


*Com informações de Gabriel Palma, da TV Globo Brasília

3 comentários:

  1. Tinha que ter um Dolly do psdb em cada estado... aqui em SP todos os presos vão trabalhar e ele vai acabar com o celular e a droga nas cadeias. Alem de privatizar tudo, é claro.

    #MAISGOVERNADOR

    ResponderExcluir
  2. Fazem trabalho lá e aqui no estado não...esqueci aqui está tem acordo...essa SAP E piada..

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.