27 novembro 2018

Preso é condenado por causar motim na Penitenciária de Marabá Paulista e danificar patrimônio do Estado






Penitenciária de Marabá Paulista — Foto: Reprodução/TV Fronteira




Em sentença publicada nesta segunda-feira (26), o juiz da 3ª Vara do Fórum da Comarca de Presidente Venceslau, Deyvison Herberth dos Reis, condenou a uma pena de um ano, nove meses e dez dias de detenção, e ao pagamento de 34 dias-multa, um preso, de 28 anos, acusado de provocar um motim na Penitenciária de Marabá Paulista e danificar o patrimônio do Estado.

A condenação, com cumprimento no regime inicial semiaberto, foi estabelecida com base nos crimes de dano qualificado e motim de presos.

O juiz até concedeu ao réu o direito de apelar em liberdade em relação especificamente a este caso, mas na prática ele terá de permanecer preso, em decorrência de outro processo diferente.

O motim na Penitenciária de Marabá Paulista ocorreu no dia 29 de dezembro de 2016, onde o acusado cumpria pena de mais de 22 anos.

O acusado, juntamente com outros sentenciados, deu início ao motim, por meio de gritos e golpes desferidos contra as grades das celas que ocupavam, segundo é relatado na sentença. Ao mesmo tempo, passaram a incitar os demais detentos a aderir ao motim, de modo a perturbar a ordem e a disciplina da prisão, ainda conforme consta na decisão judicial. Em meio à balbúrdia instalada no pavilhão, o acusado, juntamente com outro preso, ateou fogo aos colchões de suas celas e também a seus pertences, de acordo com as informações processuais.

Os danos nos recintos foram calculados em R$ 455,20, que recaíram sobre os cofres públicos estaduais, para a recuperação das celas danificadas.

Em virtude do ocorrido, agentes de segurança penitenciária precisaram utilizar um hidrante para conter o incêndio promovido pelo acusado e por outros presos.

“Em proêmio, saliento que não se mostra, nem de longe, viável a aplicação do princípio da insignificância. Ainda que se tratasse de crime sem violência ou grave ameaça, para a aplicação do princípio da insignificância, o valor do prejuízo não poderia ter qualquer significado para a vítima (Fazenda Pública), o que não ocorreu no caso em tela”, salientou o juiz Deyvison Herberth dos Reis em sua decisão.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.