19 novembro 2018

Santa Catarina enviará agentes a Roraima para força-tarefa prisional | POLÍCIA PENAL





Por Diogo Vargas
20/11/2018 - 09h17 - Atualizada em: 20/11/2018 - 09h17
Servidores em treinamento avançado realizado em setembro (Foto: Reprodução/Arquivo)
Um grupo de dez agentes penitenciários de Santa Catarina será enviado para Roraima nos próximos dias. A equipe atuará em uma força-tarefa prisional de segurança na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior daquele Estado, localizada em Boa Vista.
O pedido foi feito pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) à Secretaria da Justiça e Cidadania de Santa Catarina (SJC). O secretário da SJC, Leandro Lima, aceitou a demanda com a autorização do governador Eduardo Pinho Moreira (MDB).

Grupo foi criado em 2017

Os agentes são do Grupo Tático de Intervenção (GTI) criado em 2017 pelo governo do Estado para atuar em situações de crises prisionais.
A permanência deles está autorizada até o dia 31 de dezembro, embora o prazo requerido tenha sido de 90 dias. Segundo Lima, as despesas como transporte aéreo, diárias e alimentação serão pagas pelo governo federal.
– Roraima está sob intervenção federal no sistema prisional e nosso Estado foi convidado para participar de exercícios de retomada. É um reconhecimento do Depen a nossa condição de formação de grupo de intervenção – avalia o secretário.
O GTI é coordenado pelo agente Carlos Alves, que comandará a equipe em Roraima. Os servidores destacados precisam ter o curso avançado de intervenção prisional.
Em junho de 2016, dez agentes penitenciários catarinenses atuaram no Ceará para conter rebeliões, fugas e mortes de presos.

"Situação de caos"

Este mês, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu intervenção federal em Roraima afirmando que a situação é de caos e de ameaças de novas rebeliões.
Por enquanto, houve a transferência da gestão administrativa dos presídios para a União. Em janeiro do ano passado, 33 detentos foram mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.


https://www.nsctotal.com.br/colunistas/diogo-vargas/santa-catarina-enviara-agentes-a-roraima-para-forca-tarefa-prisional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.