13 novembro 2018

SAP pode ser anexada à pasta da Secretaria da Justiça, diz FOLHA


Imagem relacionada

Plano de Doria para enxugar máquina inclui extinção de estatais e fusão de pastas

(...)

Já a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), responsável pelos presídios, pode ser anexada à pasta da Justiça, que estará sob comando do ex-presidente do TJ, o desembargador Paulo Dimas Mascaretti.

"A questão [fusão] não me foi posta ainda. Trabalhei diretamente com a SAP e com a Secretaria de Segurança como presidente do tribunal, são estruturas diferenciadas. Não sei ainda como seria esse projeto de fusão, devo esperar a decisão do governador [Doria]. Acho que a área de administração penitenciária é muito especializada. Não sei qual seria o planejamento. Se fundir, não haverá problema desde que coloquemos lá como secretário-adjunto alguém que conheça o sistema e que saiba lidar com a atividade", disse Dimas nesta segunda-feira (12).

"Aqui em São Paulo temos o maior número de presos, inclusive condenados, de todo o país. Eu participava de encontros de âmbito federal. Enquanto em alguns estados o sistema carcerário tinha de 8.000 a 10 mil presos, em São Paulo são 250 mil. É um número expressivo e precisa ser tratado por gente especializada. Ou por uma secretaria ou por uma fusão. Se houver fusão, obviamente deverá ter um secretário-adjunto só para cuidar dessa pasta", completou.

A SAP é uma pasta sensível porque, entre os problemas prisionais do estado, está o controle da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) --em um momento em que foi descoberto plano de fuga do chefe do grupo, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Entre as alternativas aventadas, está até a da manutenção de Lourival Gomes, titular da pasta desde 2009, uma vez que se trata de uma função de alta periculosidade.

"Isso [a manutenção de Lourival] depende do governador. Tenho o maior apreço pelo secretário Lourival, pelo trabalho de muita competência que ele realiza. Tivemos, no ano passado, problemas em vários presídios do país, e aqui em São Paulo, normalidade, tranquilidade", afirmou Dimas.

Quem assumir a função terá diante de si também a missão de implantar gradualmente um sistema de prisão administrada por meio de PPP (parceria público-privada).


(...)


Matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/11/plano-de-doria-para-enxugar-maquina-inclui-extincao-de-estatais-e-fusao-de-pastas.shtml

9 comentários:

  1. De fato o que mudaria se for incorporado por outra pasta ? Seria ruim ou nem tanto assim?

    ResponderExcluir
  2. Pela parte final da matéria falando que quem assumir a função terá que implantar gradualmente parceria público privada já mostra que o governador quer mesmo privatizar o sistema prisional paulista.

    ResponderExcluir
  3. Tá mais do que certo, uma secretária que nem inaugurar novas unidades tem poder, não tá nem aí com seus servidores, então que passe para outra secretária mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Nos antigos GPs lembramos com saudade daquelas épocas quando fazíamos parte da SJ com uma renumeração digna de até 10 salários mínimos que eram equiparados sempre com aumentos dados pelo judiciário\legislativo e nunca ficávamos defasados com a inflação, diferentemente das esmolas das pastas do executivo dados nos finais de governo ...

    ResponderExcluir
  5. Bem lembrado colega os GPs daquela época que devem lembrar com saudosismo dos idos da Coespe além do termos um salário digno com aumentos equiparados com judiciário tínhamos pelo menos da correção da inflação anual condizentes sempre com todos funcionários da pasta da justiça.

    ResponderExcluir
  6. "Quem assumir a função terá diante de si também a missão de implantar gradualmente um sistema de prisão administrada por meio de PPP (parceria público-privada)" PARABÉNS À VOCÊ QUE ESTÁ LENDO ISSO E VOTOU NO DÓRIA!!! RECLAMA DE FALTA DE REAJUSTE SALARIAL, LPT, RECLAMA NÃO!!! FICA QUIETINHO POR 4 ANOS!!!

    ResponderExcluir
  7. melhor coisa.... secretaria sem sentido nao resolve nada, não tem autonomia em nada, nem de mandar bandido pra federal

    ResponderExcluir
  8. Trabalhei na fundação casa por cinco anos antes de entrar na sap, porém nunca fizeram nada também para nós!!!

    ResponderExcluir
  9. Na Febem o agente socioeducativo além de não ser servidor efetivo do estado é terceirizado como Doria quer para os novos concursos...

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.