19 novembro 2018

POLÍCIA PENAL É MAIS SEGURANÇA E DISCIPLINA NOS PRESÍDIOS


" A polícia penal não significa criar mais uma polícia, mas reconhecer o destemido trabalho de natureza policial dos agentes penitenciários." 




   O reconhecimento da categoria na Constituição Federal é um anseio antigo dos agentes penitenciários a corrigir uma lacuna que se prorroga por 30 anos desde sua promulgação. A palavra preso aparece 10 vezes na CF, mas simplesmente ignora quem será a categoria responsável por sua tutela e custódia, a fim de garantir a incolumidade das pessoas. 


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto



    A profissão agente penitenciário é a segunda mais perigosa do mundo (OIT), uma das mais antigas da humanidade e certamente a mais corajosa, o trabalho é insalubre e de alto risco. Com o passar dos anos as competências dos agentes foram se ampliando, a última foi a criação de uma Força de Intervenção Federal formada por Agentes Penitenciários, semelhante a  Força Nacional. Atividades exercidas no passado por policiais são executadas com excelência pelos agentes penitenciários, verdadeiro trabalho policial intramuros e extramuros. 

   Em meados de 2004 a primeira PEC (308/04) que regulamenta a profissão foi apresentada no Congresso, iniciou-se uma maratona a Brasília pela aprovação. Mais de uma década e o legisladores, os presidentes que por ali passaram, ignoraram a importância de regulamentar a categoria. Em 2016, a PEC 14/16  foi aprovada no Senado, na Câmara dos Deputados passou a PEC 372/17, e lá permaneceu estagnada . Texto mais brando e objetivo, pode ser o fim desta lide pela regulamentação da profissão no art. 144 da CF, não é uma garantia absoluta, os estados terão que aproveitar o quadro de agentes penitenciários ou criar novos concursos específicos. Pode ou não pode, vai depender das articulações.





    Enfim, o próximo governo federal carrega o bordão de austeridade no combate a pratica de crimes, inclusive seu filho eleito deputado estadual afirmou seu compromisso com a causa da Polícia Penal. Não obstante, não se deve e nem pode apegar a promessas, o negócio é articular energicamente nos corredores do Congresso e nas regiões que foram eleitos deputados federais apoio à PEC, movimentos inteligentes e incisivos da real necessidade de fortalecer a categoria. 

   Os Agentes Penitenciários terão papel nevrálgico de tirar o descalabro sistema do caos e a torná-lo um ambiente mais humano e seguro para todos, ações pontuais vem à baila de como assegurar mudanças e o agente, a força motriz do sistema prisional, não pode ser colocado de lado, pois quaisquer planos estará fadado ao fracasso se essa premissa não for compreendida. Experiências mal sucedidas evidenciariam isso outrora, se há uma solução o agente faz parte dela.  



Marcelo Augusto  
Blogueiro      
Agente Penitenciário









16 comentários:

  1. Fica a dúvida, o que acontecerá com os funças atuais e suas LPT's? Para onde seríamos remanejados, guardas de escola? guarda patrimonial? Até o momento não se pensou como ficarão a situação dos funças, e se der merda, quem vai abraçar a responsabilidade?

    ResponderExcluir
  2. Caso a PEC não for aprovado dessa vez .... esquece.... a maioria disse ser a favor ....

    ResponderExcluir
  3. 2019 sera o ano da gloria para todos agentes penitenciarios.. o ano do reconhecimento constitucional federal!

    ResponderExcluir
  4. Essas fotinhas... huummmm... não dá prá trocar a do Gir pelos aevps, e a desses guardas cansados, arrastando os coturnos, pelos asps de verdade que no máximo recebem 2 camisetas por ano?!?!?!?!? Daqui ha pouco vai ter foto do fbi... aff!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OHHHH GUARDINHA A FOTO SERVE DE ILUSTRAÇÃO O QUE INTERESSA É O TEXTO SE QUISER VER FOTOS COMPRA A REVISTA " CARAS" O TEXTÃO VC NÃO LEU NEHHHH , CONFESSA AI PRA NOS ?

      VEJO NO BLOG DO AMIGO VARIAS FOTOS E POSTA AGENTE UM RECLAMA, AEVP UM RECLAMA, GIR UMA RECLAMA, RECLAMA RECLAMA RECLAMA....ISSO É COISA DE DG ENRUSTISDO KKKKK

      Excluir
    2. Convordo com você..RECLAMA mais não larga o osso..
      Se a sap é tão ruim assim exonera e da lugar para outro.

      Excluir
  5. Não tenho intenção de ser Policial, prestei concurso para Agente Penitenciário, acho importante e necessário o reconhecimento da classe e a sua valorização, porém preocupa-me o depois de quais serão nossas reais atribuições, pois virão mais atribuições e o mais importante, salário, LPT e aposentadoria. Estes são para mim assuntos fundamentais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixa eu adivinhar vc é de SP ? Sei q uma minoria com esse pensamento..reclamam do Doria e a privatização e não leu o texto pra saber q regulamentando nao poderá privatizar, terceirizar a profissão. SE APROVAR A PEC POLICIA PENAL PELO EMPENHO DA PARCELA DA CATEGORIA DEDICADA E VISIONARIA TENHA HOMBRIDADE DE PEDIR EXONERAÇÃO PQ VC FEZ CONCURSO PARA AGEPEN.

      FUI AGENTE CINCO ANOS EM SP, TO PR E GANHO 9 MIL, EM SP NAO PASSARIA DE 4 MIL COM O MESMO TEMPO. DIFERENÇA É A CABEÇA DA MAIORIA FOCADA E SEM CONVERSA DESSE TIPO. SISTEMA MUDOU E CABEÇA DE DINOSSAUROS PASSAM DE GERAÇÕES A GERAÇÕES..

      Excluir
    2. Isso se da pelo nível do concurso público e pela falta de vocacao,agepen PR.

      Excluir
    3. Esse aí de cima é o Rambo lá em PR, vai soltra e trancar os presos armado de fuzil, anda na radial cheio de granada no colete... fódão mesmo!!! Mas... alguém pediu sua opinião?!?

      Excluir
    4. Chuck Rambo Willys Norris detectado!!!

      Excluir
  6. Meu esquece foto, o importante é o teor da matéria, por conta dessas e por outras que não somos vistos!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.