No meio de tantas denúncias recebidas do Polo de Escolta de Santana, desde sua criação, fato que resultou em matéria exibida pela TV Bandeirantes na época:
A entidade vem informando a secretaria (SAP) sobre as condições de trabalho que os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária estão passando, segundo as denuncias feitas pelos servidores do Polo de escolta(assédio, improbidade administrativa, prevaricação, etc)proprondo uma descentralização, apresentamos até uma justificativa técnica, mas a Secretaria de Administração Penitenciária tem uma outra visão sobre o assunto.
abaixo ofício resposta da (SAP) sobre a descentralização do polo escolta:
O atual Secretario Dr. Lourival Gomes diz: não haver motivos para a descentralização e muitos motivos para a permanência.
Resposta da SAP:
a-Houve melhora significava ainda na segurança das operações, pois a prestação do serviço se tornou cada vez mais qualificada com instrução, orientação, padronização e fiscalização adequadas;
b-Com a centralização, houve o aumento no efetivo e nos meios materiais disponiveis para eventuais reforços, em caso de escoltas de alto risco e necessárias priorizações, como socorros de urgência de presos com risco de morte.
Visando ratificar o acerto pela opção da centralização, em 21 de setembro de 2018, o Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária— GRAEVP desta Coordenadoria Regional, foi reorganizado por meio do Decreto nº 83.723, tornando realidade o antigo pleito dos servidores alocados no trabalho, oficializando cargos e funções, e trazendo, dentre outras vantagens, a segurança jurídica e administrativa disciplinar de todo o sistema de escoltas armadas.
A entidade acompanha os fatos e as denuncias que serão motivos de reunião com o novo secretario que vai assumir a pasta a partir de 1º de janeiro de 2019.
abaixo a proposta do sindespe em ofício:
As constantes denuncias feitas contra a Diretoria do polo de Santana devem ser apuradas a rigor, uma solução viável seria a descentralização, quanto mais centralizar o comando com um número elevado de servidores fica mais difícil a gestão, afirma o presidente da entidade Sr. Antonio Pereira Ramos, vamos fazer um dossiê de denuncias contra o polo de Escolta, para entregar ao novo Secretario da Administração Penitenciária Coronel Nivaldo Restivo que assume em Janeiro de 2019, para que as denuncias sejam apuradas com responsabilidade, o Sindespe acompanha estes fatos a anos, mandamos um ofício para o Ministério Público em 2015, que acatou as denúncias e pediu varios ajustes no polo e documentos para diversos orgãos responsáveis.
O sindicato defende que estes cargos de chefia fossem criados através de um concurso interno:
-o servidor passaria por um concurso reserva de vagas .
-assumiria o cargo quem estive aprovado nesta seleção.
-requisitos seriam criados para concorrer : exemplo nivel superior em algumas carreiras.
– poderia ficar a critério da secretaria escolher entre os servidores aprovados em prova.
– fim do (QI) quem indica.
-métodos seriam inseridos pela SAP- ingresso e exoneração
-seleção por capacidade e competência
O que assistimos hoje são pessoas defendendo seu interesse pessoal para permanecer no cargo, a preço do seu bem estar pessoal, aculumar décimos no salário, uma secretaria velha ultrapassada, com metodos do¨ CARANDIRU¨
O Estado com esta fôrmula fantástica, vira uma fábrica de pessoas incompetentes para gerir o Estado que está cada vez pior .
Pior que está nao fica ?
Fica sim com certeza.
Att.
Eu vejo o pessoal pedindo para descentralizar o pólo de escolta de Santana, cuidado,pois descentralizando os aevp ficarao sendo comandados pelos DG das unidades,aí sim vocês irão sentir a coisa ficar péssima,vai por mim não vai ser bom em nada
ResponderExcluirEu vejo o pessoal pedindo para descentralizar o pólo de escolta de Santana, cuidado,pois descentralizando os aevp ficarao sendo comandados pelos DG das unidades,aí sim vocês irão sentir a coisa ficar péssima,vai por mim não vai ser bom em nada
ResponderExcluirParaaa.... Essa centralizacao sempre foi um erro...todo mundo sabe...
ExcluirErro foi centralizar,se cada unidade tivesse sua equipe de escolta facilitaria para todos,evitaria esses gastos de combustível e tempo para deslocar e essa logistica sem logica. Mas enquanto uns ficam na boa na base outros sofrem nas pautas loucas,prefiro ser comandado por DG do que ser explorado pelo comando.
ExcluirMelhor do que em um lugar centralizado , onde todo mundo acha que manda ..
ResponderExcluirmas no fim nao sabem nada..
Descentraliza e poe autonomia total pro diretor de centro...pra ve se nao roda mil vezes melhor..
Tá com medinho de disciplina?!?!?! Nunca será!
ResponderExcluirVamos trocar 1 dia? Eu vou na viatura armado e vc fica no fundão só com a caneta, que tal?!?!
ResponderExcluirBoa! kkkkkkkkk
Excluir