07 dezembro 2018

DÓRIA DEFINE NOVO SECRETÁRIO DA SAP, EX- COMANDANTE DA PM

Doria chama ex-comandante da PM para administrar superlotados presídios de SP
Coronel Nivaldo Restivo assumirá Secretaria de Administração Penitenciária



Nivaldo Restivo, ex-comandante-geral da Polícia Militar de SP - Divulgação/PMSP


7.dez.2018 às 13h17

Rogério Pagnan
Rogério Gentile
SÃO PAULO




Ex-comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, o coronel Nivaldo Restivo, 53, deve ser anunciado nos próximos dias pelo governador eleito João Doria (PSDB) como o futuro secretário da Administração Penitenciária, responsável pela gestão de 171 penitenciárias, com capacidade para 140 mil presos e população atual de cerca de 227 mil presos.

Atual chefe de gabinete de Mágino Alves Barbosa Filho na Secretaria Estadual da Segurança Pública, o oficial tem no currículo o comando de tropas elite, como a Rota, e participação indireta na ação policial conhecida como massacre do Carandiru, em 1992, que resultou na morte de 111 presos. À época, era tenente no Batalhão de Choque e responsável pelo suprimento do material logístico da tropa em ação.

Restivo assumirá no lugar de Lourival Gomes, secretário que trabalha no sistema prisional há 47 anos e um dos maiores conhecedores do assunto no país.

Desde que assumiu cargos de relevo em março de 2006, após os ataques do PCC pelo estado, Lourival conseguiu estancar a crise nos presídios —praticamente zerando as rebeliões e uma série de mortes no sistema prisional, apesar de uma superlotação crescente.

Lourival assumiu o comando da pasta em março de 2009, no lugar de Antônio Ferreira Pinto, que migrou à época para a pasta da Segurança.

Ameaçado há anos pelo PCC, Lourival ive uma rotina de forte esquema de segurança e avesso a entrevistas. A última vez que falou com jornalistas foi sobre operação de inteligência da secretaria que desencadeou uma das maiores operações contra a facção, a Operação Ethos.

Filho de um sargento da Polícia Militar, o ex-comandante da PM ganhou prestígio na cúpula da Segurança Pública após conseguir realizar um trabalho eficaz de combate ao crime e reduzir uma série de indicadores de violência. Por isso, foi convidado para assumir a vaga de chefe de gabinete da pasta.

33 comentários:

  1. Seja bem vindo Coronel.
    espero que o senhor traga nos condições de executar a pena com disciplina e ordem.

    ResponderExcluir
  2. Uhuuuuuu até que em fim liurivaL Gomes vai sair.

    ResponderExcluir
  3. Parabens,otima escolha,ate que enfim tiraram esse dinossauro da SAP,agora a secretaria decola...

    ResponderExcluir
  4. De acordo com a imprensa o lorival saiu pq era contra as PPPs... melhor não comemorar não

    ResponderExcluir
  5. A dúvida é: Será q esse novo Secretário irá continuar seguindo a ordem das inaugurações das novas unidades???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha preocupação é só essa neste momento kkkk

      Excluir
  6. Tomara que melhore ! Na minha opinião tenha que ser um Guarda com experiência pra tomar conta dessa pasta !! Quem nunca tocou ou trabalhou em uma cadeia fica mais complicado !!! Duvido se ele ja entrou em um raio ! A parte boa disso é que o LOLO CU de frango 🐔 vai vazar !! Ja deu a cota !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito provavelmente em 1992 quando ele participou da operação no Carandiru você nem imaginava ser guarda, então acho que ele tem uma boa noção do que seja uma cadeia

      Excluir
  7. Ebaaa, agora sim vamos ser Policiais Penais

    ResponderExcluir
  8. espero que melhore... acho que dias melhores virão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí.
      E quem não está contente,,,tem a iniciativa privada.
      É só montar seu próprio negócio.

      Excluir
  9. Quem é Lourival Gomes??? Kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Eu e em memória de meu amigo querido, finalmente te digo em dose dupla: TCHAUZINHO QUERIDO...

    ResponderExcluir
  11. Graças a Deus .. que ele sai e leve sua corja junto... Mudanca ja

    ResponderExcluir
  12. agora os ASPs e os AEVPs, terão representação junto ao gov. estadual e tbm no âmbito federal, o Lourival Gomes ñ tinha perfil para continuar à frente da SAP, ele jogava na retranca contra os presos, esse novo gov.vai jogar no ataque e vai dar de goleada na bandidagem.

    ResponderExcluir
  13. Pra PM nós Agentes Penitenciários que somos os corruptos, pra eles somos nós que levamos os celulares, drogas e bilhetes pra dentro da cadeia. E agora com essa ideia de privatizar, nem sei o que acontecerá conosco!!

    ResponderExcluir
  14. SE UM EX SECRETÁRIO AGENTE PENITENCÁRIO, NÃO FEZ NADA PARA MELHORAR CONDIÇÕES DOS ASPS..AEVEPS AREA DO MEIO IMAGINA AGORA, COXINHA QUE TEM BRONCA DOS FUNCIÓNARIOS sap. aguadem para ver.

    ResponderExcluir
  15. Preocupante: Em 2006 foram assassinados vários agentes, policiais militares e etc, o governo não fez absolutamente nada, apenas deram condições dos agentes prisionais comprarem suas armas, com dinheiro de empréstimos consignados, dinheiro de trabalho suado...se tivessem mesmo preocupação, acautelava as armas e fornecia coletes balistico, nem isso...ai alguns Asp's comemoram o que pode ser início de uma guerra. Seja bem vindo Sr. Nivaldo, que o Sr. Trate do assunto de nossa secretaria voltado para a segurança de seus profissionais e uma valorização maior da categoria que hoje trabalha com medo e preocupação, sem perspectiva de um futuro.

    ResponderExcluir
  16. Vcs são uns comédia mesmo... votaram no Dória... tão reclamando do que??? Tinham opções... não reclamem!

    ResponderExcluir
  17. Pessuar do interiô... recrama não... vai recramá prus parenti que votaro nu psdb, qui é bom dimais...!!!

    ResponderExcluir
  18. Quem votou no Dolly que se exploda!!! Bando de arrastão!!!

    ResponderExcluir
  19. So imbecil, sem qualquer capacidade de raciocínio, que está achando bom um pm assumir a SAP. Lourival pode ser o que for, mas com PM a frente da secretaria, vamos ter saudade do velho. Outra coisa, vai mudar a bosta, mas as moscas serao as mesmas. Dúvida?

    ResponderExcluir
  20. Agora nóis vai sê pulíssia!

    Valeu a pena convenssê meus parenti do interiô a votá no Dória!

    PSDB ébom dimais moço!

    ResponderExcluir
  21. SE NÃO MUDA RECLAMAM.
    SE MUDA RECLAMAM.
    QUANTO BLÁ BLÁ BLÁ.

    ResponderExcluir
  22. Uma coisa é certa.
    Todas vez que se muda um Secretariado, cabeças rolam.

    ResponderExcluir
  23. Esse Asp nutela e que está mudando a fama que Asp tem, e está fazendo isso muito bem amigão...

    ResponderExcluir
  24. Eu não tô nem aí, meu bico é a cadeia. Faço cobrança para agiota e tiro 10 vezes mais o que ganho na cadeia. Para mim pode ser até o PABLO VITTAR o secretário da SAP. É ó me deixarem de quebradinha.

    ResponderExcluir
  25. envolvido no massacre do Carandirú .. é isso produção ????

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas.